|
Post by moonlance on Jun 23, 2012 21:50:10 GMT -5
kommoy, seu trabalho de design de motivos (padrões/patterns) e de cores é muito bom e criativo. Mas pode melhorar mais o desenho de volumes através do estudo de luz-e-sombra sobre formas tridimensionais; fica praticamente evidente nos tecidos e nas feições simplificadas do mangá que você não aprendeu luz-e-sombra com rigor clássico. Essa deficiência por um lado é interessante porque torna todos os seus trabalhos "estampas"; por outro lado, fica tudo achatado e perde em realismo (que acho que no fim, deve ser o seu objetivo no que se refere aos personagens).
Mas tudo isso no entanto é de menos, se comparado àquilo que realmente obscurece o seu trabalho: a fraqueza do conceito de composição em praticamente todas suas imagens.
Você não consegue ainda criar uma harmonia/desarmonia composicional de formas e cores no espaço bidimensional que dêem sentido à "leitura" de suas obras. Falta sensibilidade na composição geral dos trabalhos. Você constrói desenhos até com um estilo interessante, e suas paletas cores pastéis são muito boas; mas só porque você sabe criar paletas de cores harmoniosas não significa que você saiba dispor essas massas de cor de uma forma harmoniosa em suas imagens. Então, tanto no Desenho quanto na Pintura, o problema acaba sendo o mesmo: Composição. Falta gerar sentido; suas imagens não se comunicam direito em função disso: elas não fazem pensar, não contam história (ou contam muito mal uma história).
A solução seria estudar composição, e aprender a observar e a analisar as composições dos grandes mestres (antigos e contemporâneos), bem como aprender a enxergar nas composições ruins alheias quando elas são deficientes e onde e por quê. No fim, a idéia é o artista ser capaz de resolver suas composições intuitivamente (como "second nature"), sem precisar fazer um esforço racional consciente; mas, visto que você não teve o adequado estudo formal de composição no passado e sua sensibilidade para a composição não se desenvolveu naturalmente até hoje, a sua melhor opção seria estudar rigorosamente aspectos formais da composição, tanto em termos de Desenho quanto em termos de Pintura. Por enquanto, a sua intuição tem peso negativo e é uma pedra no caminho de uma estética convencional (o que inclui a escola do mangá de certo modo, que é bastante realista por um lado). Isso significa que você vai precisar desaprender tudo (ou quase tudo) que aprendeu até hoje; desconstruir o seu conhecimento sobre o que significa (e o que pode vir a significar) uma imagem, em função dos elementos que nela estão contidos, e da forma como esses elementos se relacionam (e não se relacionam) entre si. Seu trabalho está, por hora, desintegrado (sem integração [composicional]).
Esse assunto da composição é um campo da Arte com o qual você precisa COMEÇAR a pensar, a refletir a respeito. Mas não se assuste: esse tipo de lacuna é extremamente comum em muitos artistas. No momento em que a composição das imagens começar a fazer parte do cotidiano de sua estética visual, você não só começará a apreciar e a se interessar por isso, como também seu trabalho deverá começar a melhorar rapidamente. xD
|
|
|
Post by moonlance on Jun 23, 2012 21:55:13 GMT -5
Acabei de editar a mensagem de cima. Só pra constar. xD
|
|
|
Post by moonlance on Jun 23, 2012 22:01:40 GMT -5
Editado uma última vez. xD
|
|
kommoy
Junior Member
|
Post by kommoy on Jun 24, 2012 10:00:01 GMT -5
Nossa! Muito obrigada pela critica Moonlance Confesso que fiquei com um pouco de preguiça de ler por ser muito grande, mas também fiquei feliz pois é a primeira vez que alguém avalia meu trabalho assim ^~^
Bom... começando: acho que meu problema vem de muito antes disso. Se for parar pra pensar um pouco, na verdade eu nem saberia definir o que é composição "^^ Nunca fiz nenhum curso ligado a Arte e tudo que aprendi foi na raça mesmo -q E ainda a faculdade que vou seguir é de engenharia civil, então creio que nem poderei evoluir muito em coisas mais técnicas
Mas mesmo sendo só um hobby quero evoluir. Vou tentar estudar um pouco mesmo que seja só pela internet
Muito obrigada pela critica de novo >~<
|
|
|
Post by moonlance on Jun 24, 2012 12:02:55 GMT -5
Nossa! Muito obrigada pela critica Moonlance Confesso que fiquei com um pouco de preguiça de ler por ser muito grande, mas também fiquei feliz pois é a primeira vez que alguém avalia meu trabalho assim ^~^ Bom... começando: acho que meu problema vem de muito antes disso. Se for parar pra pensar um pouco, na verdade eu nem saberia definir o que é composição "^^ Nunca fiz nenhum curso ligado a Arte e tudo que aprendi foi na raça mesmo -q E ainda a faculdade que vou seguir é de engenharia civil, então creio que nem poderei evoluir muito em coisas mais técnicas Mas mesmo sendo só um hobby quero evoluir. Vou tentar estudar um pouco mesmo que seja só pela internet Muito obrigada pela critica de novo >~< De nada, kommoy. No passado nem tão distante, eu sempre tive muita dificuldade em lidar com composição. Foi quando eu trabalhei com o diretor francês em uma série de animação pra crianças da faixa etária de até 6 anos, que eu comecei a entender como a mente de um 'compositor de sonhos' funciona. Porque ele tinha que avaliar e validar (ou não validar) praticamente todas as imagens da produção, e eu era incumbido de acompanhar essas sessões de validação do diretor e fazer anotações; o diretor fazia rigorosamente muitas críticas às imagens que chegavam até ele eu tinha extrema dificuldade em entender (apesar de toda minha experiência em Artes Visuais até então) a própria essência, a razão profunda, das análises e observações dele; frequentemente tinha a ver com cor e composição. Porém, com o tempo eu comecei a absorver meio que por osmose essa lógica, porque fui descobrir um pouco mais adiante que, de fato, ele era um gênio do imaginário infantil; pois até que uma vez, quando eu já podia prever inclusive algumas das críticas que ele faria (mas longe de todas elas!), eu lhe perguntei: "Mas afinal de contas, como você sabe aquilo que deve encantar as crianças?" E ele me disse uma das coisas mais interessantes que já ouvi da visão de um diretor e artista visual: "Quando eu vou analisar uma dessas imagens voltadas para crianças, eu tento enxergar o mundo com o olhar de uma criança; eu me transformo numa criança." E então eu compreendi que existiam coisas nas artes muito mais desafiantes do que aquilo em que eu vinha me focando até então! xD *** Acho que hoje em dia, pra quem está realmente interessado em aprender, construir alguma coisa ou desenvolver algum conhecimento, aproveitando-se também das oportunidades inclusive a do acesso à Internet (com toda informação e experiências a que isso dá direito), por mais pesada que seja uma rotina de estudante e profissional em outra área qualquer (tipo o meu caso inclusive xD), sempre há a possibilidade de se prosseguir no próprio objetivo pessoal, ainda que lentamente. Mas isso não é problema: porque é algo que o indivíduo faz por vontade própria, espontaneamente. E tb, você está enganada se pensa que em cursos de engenharia não encontrará nenhuma ligação com Desenho. O Desenho Técnico por exemplo poderia ser considerado uma das bases dessa Ciência Aplicada, e a compreensão espacial é fundamental aos engenheiros para poder inclusive ter melhor compreensão dos processos e da matemática envolvida; o Desenho pode ter dar uma visão do conjunto. A criatividade, por sua vez, também conta muito dependendo do tipo de projeto com o qual lidará, embora nem sempre seja isso [criatividade] o que se espera de engenheiros! xD Porém, penso que muitos dos (se não todos os) melhores engenheiros sejam extremamente criativos.
|
|
kommoy
Junior Member
|
Post by kommoy on Jun 25, 2012 19:41:52 GMT -5
|
|
kommoy
Junior Member
|
Post by kommoy on Jun 28, 2012 20:31:19 GMT -5
Mais um \õ/ kommoythyhiru.deviantart.com/art/Walking-in-the-starry-sky-311356004Esse é o desenho da Kimmy, uma antiga oc minha Acho que foi minha primeira personagem na verdade Lembrei dela enquanto vazia um desenho do menininho roxo ( ainda não nomeado =x ) Tentei trabalhar a composição, mas acho que isso ainda não esta funcionando direito comigo "^^
|
|
|
Post by moonlance on Jun 28, 2012 20:55:43 GMT -5
Mais um \õ/ Esse é o desenho da Kimmy, uma antiga oc minha Acho que foi minha primeira personagem na verdade Lembrei dela enquanto vazia um desenho do menininho roxo ( ainda não nomeado =x ) Tentei trabalhar a composição, mas acho que isso ainda não esta funcionando direito comigo "^^ Ah, mas nessa última imagem, a espacial, eu vejo que já teve um esforço seu nesse sentido [da composição]. xD Está meio caótico (tem diagonais demais e o olhar meio que se perde com tantas possibilidades), mais existe claramente agora uma tentativa de dar sentido ao conjunto inteiro através da composição. O que achei mais relevante foi a direção do braço direito da personagem, que está apontando para o planeta que parece Júpiter, e o qual por sinal tem umas estrias espaciais que continuam o movimento do braço da personagem até o fundo (o planeta). Aquilo poderia ser o tema principal da imagem (se existisse alguma razão para valorizar alguma relação entre a personagem e aquele planeta em particular), no entanto, esse pensamento é rapidamente varrido por uma série de outras diagonais e direções confusas da imagem, que geram algum tipo de harmonia por um lado, mas quebram o dinamismo esse da garota com o planeta. Uma direção diagonal meio ridícula e que eu acho totalmente dispensável na image, é essa luz que vem do "céu" e cai direto em cima da personagem. Não vejo nenhuma razão para isso; mas parece ter conotação religiosa essa iluminação. Mas não mais nenhuma pista de informações, e não é possível saber de onde vem esse feixe de luz. É meio sem sentido e parece deslocado. xD O conjunto de estrelinha e seu rastro perto dos pés da personagem está interessante porque reforça a direção ou para o planeta ao fundo, ou seguindo a nuvem em que ela está caminhando. A estrela maior no canto direito da imagem reforça talvez a idéia de que há movimento na cena, e que essa estrela, quase saindo do quadro, está andando junto com a nuvem e na verdade, quase sendo deixada pra trás. Dezenas de outros elementos poderiam ser analisados por esses meios. Mas enfim, você parece que evoluiu um pouco. xD Mas precisa ser mais consequente com suas criações, se quiser conjurar imagens marcantes na mente do observador. Nota: na imagem do personagem sinistro (ou algo assim), ele poderia ser mais preocupante se ele estivesse com os 2 braços dentro da imagem, e não cortado como está; da mesma forma, posicionando o personagem mais ao centro da imagem, e não como uma mera DECORAÇÃO, ele ganharia mais peso. Não vejo razão para fazê-lo ocupar o lado esquerdo da imagem, gerando um espaço vazio de respiração no canto superior direito; essa área vazia com um padrão de fundo da parede (ou seja lá o que isso for), chama o olhar para lá quase que imediatamente, e concorre com o personagem que você gostaria de ressaltar. É como se a imagem estivesse convidando o observador a olhar especialmente para aquele fundo de parede. Mas não vejo NADA de especial em trazer o olhar para lá, dentro do contexto da imagem (exceto pelo fato de ser uma textura bonita e meio maluca). xD
|
|
|
Post by Bia-chan on Jul 16, 2012 7:40:26 GMT -5
eu adoro essa tonalizade roxa, fica mt legal^^ to gostando bastante dos trabalhos, continue evoluindo!!^^
|
|
kommoy
Junior Member
|
Post by kommoy on Jul 16, 2012 11:58:55 GMT -5
|
|
|
Post by Anselmo on Jul 16, 2012 15:07:13 GMT -5
os adopts ficaram muito fofinhos hehe, gostei da 7,9,13 e do 14 XD
gostei dos purples que vc fez, ficaram bem legais >u>