|
Post by Isra_Z on Feb 1, 2012 19:41:08 GMT -5
|
|
|
Post by midori on Feb 9, 2012 6:39:41 GMT -5
Muito boa a matéria Isra ^^!
Desculpa não postar antes mas eu ainda estou meio perdida aqui XDDDD
Bjos ^^/
|
|
quiof
Junior Member
|
Post by quiof on Feb 13, 2012 18:18:32 GMT -5
iso era pra alguma revista? vai lançar em pdf?
|
|
|
Post by Isra_Z on Feb 13, 2012 21:26:07 GMT -5
Magina Mi. Vc tem me ajudado bastante! É isso que dá quando as pessoas se entrosam! =) Bjos --- iso era pra alguma revista? vai lançar em pdf? Então Quiof, não pensei em lançar em .pdf nope. Mas se achar necessário eu dou um jeito de postar sem problemas. Sobre ser revista, bem, não. Mas confesso que as matérias (isso, plural) seriam para um projeto interessante. Acredito quando as coisas estiverem certinhas por aqui aí poderei contar as novidades. =) Obrigado pelo comentário. Depois me diga o que achou oks? =)
|
|
quiof
Junior Member
|
Post by quiof on Feb 14, 2012 17:40:28 GMT -5
gostei, a maioria das matéria só cita as influências internas, a revista Punch influenciou quadrinhos de vários lugares do mundo, até mesmo os da China, claro se ficar procurando artes que influeciaram mangás, teriam ainda o kamishibai, o ukyo-e entre outras.
acho que você deveria juntar mais matérias em lançar no issu.
|
|
|
Post by moonlance on Feb 17, 2012 12:36:59 GMT -5
Isra,
bem, a matéria está interessante. Parabéns.
Mas você a escreveu de uma maneira um tanto "fãzóide" ao meu ver. Ou seja, sem realmente colocar um ponto de vista crítico sobre o assunto. Eu não apreciei esse aspecto, pois dá a entender que você não procurou entender o assunto profundamente.
Também, eu achei a matéria bastante limitada em informações (considerando a atualidade), embora eu aprendi algumas coisas novas sobre o assunto que eu não sabia antes de ler essa matéria, então até que sua seleção [de informações] está, no mínimo, relativamente adequada.
Visto que é impossível escrever tudo, então pelo menos, você poderia fazer citações a outros escritos sobre o mesmo assunto. Não é obrigatório, mas daria totalmente mais riqueza ao seu próprio ponto de vista; e citar referências pra quem quiser saber mais a respeito. É só uma sugestão para futuras matérias, porque você escreve bem até.
Sobre esse assunto, na verdade, quando eu estava na França, tive a ocasião de participar de um mini-curso do Isao Takahata (muito interessado na cultura francesa; é sócio do Hayao Miyazaki, do Ghibli; diretor de Tumba para Vagalumes, entre outros), em que o objetivo dele, era justamente responder a uma pergunta que ele mesmo tinha se feito, algo assim: "Ao que se deve o sucesso cultural dos mangás e dos animes?"
Então, em sua pesquisa (que ao que parece era não acadêmica, era algo um tanto informal, pessoal), parece que ele pesquisou inclusive no passado histórico japonês, e acredita ter feito uma descoberta importante, relacionando os rolos de pergaminho aristocráticos e tradicionais japoneses a uma linguagem cinematográfica. E isso teria sido uma das bases culturais dos japoneses para o futuro desenvolvimento da expressão artística e narrativa tão marcante que vieram a ser os mangás e os animes. Então, ele dissecou analiticamente no curso, a linguagem narrativa daqueles rolos de pergaminho (e ele tinha vários modelos e tinha uma câmera focando), e então ele apontava todas suas observações técnicas sobre as imagens contidas naquele material.
E nisso tudo, ele sugeria então que aquilo foi a base para que a linguagem de quadrinhos e a linguagem cinematográfica se adaptasse tão bem à cultura daquele país.
Enfim... foi um curso bem interessante, ocorrido em meados de 2007, e eu tenho a pasta com todas as minhas anotações sobre o curso; mas está arquivada e eu precisaria reler tudo, poderia até escanear eventualmente (tudo que eu estou dizendo aqui é o que eu lembro assim de imediato, mas o curso durou 1 semana, então muita coisa devo estar deixando de lado).
É interessante, como você pode ver, que nos não somos os únicos a nos fazer perguntas sobre as origens do universo do mangá e do anime. Os próprios agentes nipônicos disso se questionam (como é o caso do Isao Takahata), porque o assunto realmente é muito complexo, e eventualmente, fascinante.
|
|
|
Post by moonlance on Feb 17, 2012 12:43:47 GMT -5
Não é bem esse o evento ou o assunto de que estou falando, mas vejam aqui é um vídeo pelo visto de 2008 (1 ano depois do evento em que eu estive), em que o Isao Takahata está na França falando sobre alguns filmes dele... O intérprete (não o que fala no vídeo, mas o que aparece ao lado do Takahata) é um vietnamita, eu conheço pessoalmente prq ele sempre estava envolvido com coisas de Animação e Japão na França. E é o mesmo que no curso interpretou frase por frase o Takahata. www.youtube.com/watch?v=Pz3wgErw9CkE o evento era esse aqui: www.eesi.eu/site/IMG/pdf/TAKAHATA-BAT.pdf
|
|
|
Post by midori on Mar 8, 2012 18:56:18 GMT -5
Mas moon, não é bem uma avaliação para ter uma crítica. Está mais para algo que as pessoas possam aprender um pouco mais ^^. Acho que nesse caso a crítica pessoal ou não fica a critério da própria pessoa que escreveu ^^. Pois não é uma materia de opinião por assim dizer ^^.
|
|
|
Post by Bia-chan on Mar 8, 2012 19:46:24 GMT -5
ficou realmente bom, e principalemnte para o q se propunha a ser, informativo^^ não tinha comentado aqui antes XD muito legal isra^^
|
|