Post by Jet on Apr 10, 2012 18:29:04 GMT -5
Morreu no dia 8 de abril (Domingo de Páscoa), com 83 anos, Jack Tramiel, fundador da Commodore, depois presidente da Atari e o responsável direto pelo crash dos videogames de 1983/84 e a ascensão da Nintendo no ocidente.
Tramiel, um polonês filho de imigrantes judeus que sobreviveram ao campo de concentração de Auschwitz, foi para os Estados Unidos no final dos anos 1940 e iniciou sua carreira fazendo manutenção em máquinas de escrever para o Exército norte-americano.
Não demorou muito até ele ter sua própria companhia de reparação de máquinas de escrever, a Commodore International. Em 1962, a empresa evoluiu para a construção de calculadoras, até chegar aos computadores pessoais. O auge veio em 1982, com o lançamento microcomputador de modelo únco mais vendido de todos os tempos o Commodore 64.
Esse micro e a politica de preços predatórios de Tramiel fizeram o crash dos videogames de 1983. Tramiel também era dono da empresa de componente MOS Tecnology, empresa responsável pelo lendário 6502 (e NÂO a Motorola como muitos sites insistem em repitir errôneamente!), possibilitando o C64 cair a módicos U$ 159, o mesmo preço do videogame mais barato (e popular) da época: o Atari 2600! Como o C64 era mais poderoso, e a Atari vinha ganhando fama de jogos ruins e caça-níqueis, as pessoas não hesitaram em troca-lo, já que com um microcomputador poderiam fazer mais coisas com ele. Para comparar, um Apple IIe na época custava U$ 1199 e o recém lançado IBM PC/XT mais de U$ 4999!
Em 1984, Tramiel comprou a divisão de consumo da Atari, que estava passando por momentos difíceis, provocados pelo crash feito por ele mesmo. Ele deixa a Commodore e esta empresa se torna sua principal rival no mercado de micros domésticos. Ele permaneceu na Atari até 1996, e dando mais apoio na divisão de computadores do que na de videogames, supervisionou uma série de produtos, incluindo o Atari ST (rival do Commodore Amiga e cujo sistema operacional se chamava TOS: Tramiel Operation System).
No período que esteve na Atari, Tramiel negou a parceria com a Nintendo para distribuir o NES, dizendo que o mercado de games estava morto. Parecia que Tramiel fazia de tudo para deixar o ocidente preparado para a Big N fazer sucesso com o seu NES.
Foi o filho de Tramiel, Sam Tramiel, que lançou anos mais tarde o mal fadado Atari Jaguar!
Sam Tramiel sofreu um ataque cardiaco e foi internado, Jack volta e decide vender a divisão de hardware da Atari para a fabricante de hard disks JTS (a divisão arcade foi vendida um pouco antes para a Midway) e a marca para a Infogrames que usa o nome Atari hoje em dia.
Tramiel foi co-fundador do United States Holocaust Memorial Museum, aberto em 1993.
Quer saber mais sobre Jack Tramiel e esse momento difícil para os videogames, assista:
retrocomputaria.blogspot.com.br/2011/03/episodio-12-fight-night-commodore-vs.html