|
Post by yumi moony on Apr 11, 2012 22:40:30 GMT -5
Vou deixar este tpc em aberto aqui pra ir postando coisas relacionadas ao meu TCC desse semestre, que pra quem ainda não sabe, é sobre o Sigma Pi. XD E vou aproveitar pra explicar como está sendo a abordagem do TCC: como o povo da área de exatas trabalha muito com hipóteses e resultados, não basta só eu apresentar o fanzine como um trabalho de conclusão de curso. Além disso eu tinha que fazer algo relacionado com química pra poder justificar o fato de usar o zine como tema do meu TCC. Então estou focando o trabalho mais na parte de aprendizado e no quanto isso pode contribuir para a formação da pessoa que leu o material. Claro que se for analisar tem muito pouco de conteúdo de química, mas a intenção era fazer para um público que não tivesse tanto contato com essa ciência. (fora que na época que eu comecei eu não tinha a mínima noção de usar o fanzine pra isso) Vejo o Sigma Pi mais como material complementar e de divulgação científica. No mestrado eu quero focar mais na parte de química e ver se consigo puxar um tema relacionado a História da Química (sim! uma pessoa de exatas que ama história ahauahuhua) Mas enfim, eu também abri o tpc pra mostrar meu resumo que vai pra um congresso no mês que vem =) sec.sbq.org.br/eventos/35ra/resumos/T1291-1.pdfQuando imprimir o painel eu coloco uma foto dele aqui XD E depois faço um apanhado de como foi lá!
|
|
|
Post by Bia-chan on Apr 11, 2012 23:01:35 GMT -5
muito bacana yumi!!! /o/ eu to fazendo uma materia sobre aprendizagem e tbm acho q tem tudo a ver >w<
tipo, teve ate uma discução em sala de aula hj que talves seja pertinente, seguinte: estavamos falando sobre as diferenças de apendizagem entre crianças e adultos (pedagogia x andragogia) e pela sua pesquisa percebe-se que a maioria jovem -adulto, sendo assim a abordagem dos assuntos(a quimica) seria mais facilmente assimilado em cima de um "caso vivenciado" do que como conteudo mais solto XD ou seja, a minha sugestão seria que nas proximas edições (afinal ninguem vai mexer no q ja ta pronto! XD ) os assuntos a serem trabalhados não estejam somente focados no laboratorio em si. talves seja interessante mostrar algum fenomeno mais real, mais facil de ocorrer no dia-a-dia, e depois levar isso para dentro do laboratorio para explorar melhor e tals.
well começei a materia de andragogia hj, então ainda tenho pouca coisa a falar realmente, mas depois posso fazer um texto legal sobre o assunto /o/
bom, mais uma vez, parabens pelo trabalho!!! /o/
|
|
|
Post by yumi moony on Apr 12, 2012 16:30:12 GMT -5
Opa, isso é bem interessante, bia lol que legal, se puder mais pra frente colocar mais coisas sobre o assunto eu agradeço XD
Sobre a sua sugestão, eu gostei! Vou ver se adapto pra edição 07 que vai ter uma parte meio fora do laboratóprio e uma depois (eu ia fazer de assuntos diferentes mas acho que vai ficar melhor seguir essa sua sugestão e correlacionar os assuntos de química)
Eu havia feito algo mais 'fora do laboratório' na edição 05, abordando coisas de comida ahauhuhua Tipo, de umas edições pra cá eu venho me preocupando em colocar coisas mais relacionadas ao cotidiano pra ser mais fácil da pessoa assimilar.
Mas também colocar coisas adicionais, como curiosidades, em alguma parte da história.
|
|
|
Post by Bia-chan on Apr 12, 2012 19:44:24 GMT -5
sim sim /o/ na proxima aula eu pego algumas referencias melhores pra poder te passar XD
|
|
|
Post by JP Vilela on Apr 17, 2012 17:17:11 GMT -5
hhumm... só passando para comentar uma coisinha:
Transformar um projeto como o Sigma Pi em um TCC é realmente uma coisa que muita gente gostaria de fazer. Quem bom que tá dando certo yumi. Tudo de bom para você!
|
|
|
Post by yumi moony on Apr 23, 2012 13:02:28 GMT -5
obrigada JP! o/ sim, eu estou muito feliz que eu tenha conseguido, porque senão eu ia ter que caçar um estágio aqui em algum lab ou ir na indústria LOL essa semana farei mais uma coleta de dados /o/ ------------------------------------------------------------------------------------------------- Seguinte, na sexta retrasada eu fiz uma entrevista pro pessoal da coordenadoria de comunicação aqui da faculdade onde estudo, a ufscar. E o foco foi sobre o Sigma Pi, contar sobre o fanzine, projetos futuros e tudo mais. E saiu na página da faculdade semana passada: www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=4638Aí eu vou olhar as estatísticas do blog e vejo este link: impulsohq.com/noticias/manga-na-universidade-federal-de-sao-carlos/EU PRECISAVA DIVULGAR ISSO COM VCS LOL *ainda ta demorando pra cair a ficha* Semana passada eu vi alguns sites sobre ciência/relacionados a univerisdes divulgando a nota, mas um site grande de HQ, foi a primeira vez. Eu só não grito aqui porque tô na faculdade usando o PC (minha net do apartamento morreu e ainda não sei se é problema deles ou do meu notebook) Nossa eu tô mto feliz, mas também com um certo peso nas costas porque agora vou ter que trabalhar muito mais na qualidade do fanzine com toda essa divulgação. XD
|
|
|
Post by Bia-chan on Apr 23, 2012 14:17:42 GMT -5
uhuuuuuulllll q irado yumi!!! muito legal mesmo!! >w< parabens!!! e ve só ja vai emendar pro mestrado??? XD suhahshuahushuahu é isso aew, qualquer coisa q precisar, pode contar com o meu apoio!! >w<
|
|
anne
New Member
I can see you!
|
Post by anne on Apr 24, 2012 20:10:37 GMT -5
Parabéns Yumi! Não se preocupe tanto, tenho certeza que você vai aguentar todo o trabalho extra.
|
|
|
Post by yumi moony on May 17, 2012 18:26:21 GMT -5
Obrigada pessoal! /o/
Bom, fim de semestre chegando e a apresentação do meu TCC também...haauahuhuhua
Sei que a chance de algum de vcs vir pra São Carlos eh mto baixa, mas divulgar não custa nada:
Vou fazer a apresentação do TCC dia 28 de junho /o/
Se tirarem fotos eu coloco aqui depois pro povo ver. Apesar da correria que vai ficar pra mim nessas últimas semanas de maio, eu tô gostando de fazer meu trabalho de conclusão de curso baseado no Sigma Pi, está sendo bem legal explorar o fanzine de uma forma diferente =)
|
|
|
Post by Bia-chan on May 17, 2012 18:28:14 GMT -5
aeww /o/ issu aew yumi!! >W< boa sorte com a apresentação!! sei q vai dar tudo certo!! >w<
|
|
|
Post by jubschan on May 26, 2012 21:54:17 GMT -5
Daeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Yumi chan!! Sigma Pi dominando o mundo!!!!
|
|
|
Post by yumi moony on Aug 30, 2012 21:27:24 GMT -5
|
|