Post by JoeDeLima on May 22, 2012 18:34:22 GMT -5
AMOR ARDENTE
10 páginas
romance, drama, sobrenatural
personagens:
Padre, Viúva, Criada, Bispo, Coroinha, homens e mulheres de Santana
Brasil, século 19. Em uma cidade do interior, um jovem padre e uma bela viúva se entregam a um romance proibido, que desencadeara uma maldição sobrenatural.
Imagens de referência: picasaweb.google.com/joedelima.blog/AmorArdenteReferencias?authuser=0&feat=directlink
Download: www.4shared.com/office/9Ej56VqP/Amor_Ardente.html
PÁGINA 01 (três quadros)
>QUADRO 01. Vamos começar com um quadro para dar clima. Vemos um incenso de igreja balançando preso pela corrente, espalhando a fumaça semitransparente. Quem está fazendo
isso é PADRE. Caso a mão dele apareça, ele está vestindo um manto branco por cima da batina.
CAP/PADRE: “Fico feliz que tenha vindo tão rápido, senhor - -”
CAP/PADRE: “- - quero contar logo minha história - -”
>QUADRO 02. A imagem se afasta um pouco e podemos dar uma boa olhada em PADRE, segurando o incenso. Ele tem por volta de 25 anos, mas apesar de jovem, ostenta uma barba e é um homem bonito, se quiser uma referência você pode usar como base o ator BRUNO GAGLIASSO. O cenário não precisa aparecer em detalhes agora, vamos nos focar em nosso protagonista. Ele tem um ar sóbrio, porém transmite simpatia.
CAP/PADRE: “- - assim também posso me confessar, já que quebrei meus votos sagrados
como padre - -”
CAP/PADRE: “- - mas esteja preparado meu amigo, essa é uma história difícil de acreditar - -”
>QUADRO 03. Quadro de estabelecimento. Agora mostrando a fachada da igreja e a rua, assim podemos ver como é a cidade de SANTANA. O movimento na rua é pouco e há uma
praça com grandes árvores. Você pode desenhar algumas pessoas andando na rua ou até uma carruagem, claro tudo ambientado ao século 19, mas enfatizando que essa é uma cidade pequena.
CAP/PADRE: “- - e só poderia ter acontecido aqui, em Santana.”
PÁGINA 02 (quatro quadros)
>QUADRO 01. Uma imagem bem ampla mostrando a estrada que dá acesso a SANTANA. É uma grande estrada de terra, com muito mato e árvores dos dois lados, talvez uma porteira de fazenda apareça. Uma carroça ou carro de boi segue na direção da cidade.
CAP/PADRE: “Quando cheguei aqui, Santana me parecia o lugar mais longe do mundo - -”
CAP/PADRE: “- - é uma vila que só há pouco foi promovida a cidade - -”
>QUADRO 02. PADRE aparece celebrando a missa, ele está em cima do altar espalhando incenso. Ele está atrás de uma mesa enfeitada com um tecido bordado, ao fundo aparecem imagens de santos.
CAP/PADRE: “- - apesar de ser jovem, fui bem recebido pelo povo daqui, a maioria das pessoas apareciam para as celebrações.”
>QUADRO 03. Imagem bem aproximada do rosto de PADRE. Ele ainda espalha incenso, por isso está virado para os fiéis. Ele sorri discretamente.
CAP/PADRE: “Foi em um domingo de missa que eu a vi pela primeira vez - -”
>QUADRO 04. VIÚVA entra na história. Temos uma imagem bem aproximada de seu rosto, ela é uma mulher de 40 anos, muito bonita e com tudo em cima, seu cabelo é loiro e meio enrolado nas pontas. Se quiser pode se basear na aparência da atriz LUÍZA TOMÉ. Ela veste uma versão mais sensual do vestido que aparece na foto. Ela devolve discretamente o sorriso de
PADRE.
CAP/PADRE: “- - ela era uma mulher mais velha cujo marido havia morrido muitos anos atrás, mas para mim - -”
CAP/PADRE: “- - ela era um anjo!”
PÁGINA 03 (cinco quadros)
>QUADRO 01. A missa já terminou, em destaque VIÚVA cumprimenta PADRE, ele está com a mão meio erguida, como se a oferecesse, usando apenas a batina preta agora e ela
cumprimenta segurando a mão dele com suas duas mãos. Ao redor deles aparecem outras pessoas que estavam na missa, mas elas são mostradas com poucos detalhes. E é claro, usam roupas de época.
CAP/PADRE: “Quando ouvi sua voz pela primeira vez, tudo mudou para sempre - -”
>QUADRO 02. PADRE e VIÚVA estão sozinhos na igreja, sentados nos bancos eles conversam animadamente, a imagem aparece um pouco mais afastada, assim podemos ver os bancos vazios.
CAP/PADRE: “- - sempre que ela vinha rezar durante a semana, nós ficávamos horas conversando!”
>QUADRO 03. Quadro de estabelecimento. Estamos no meio da rua, há um certo movimento de pessoas andando, talvez uma sebe também. Algumas construções aparecem de um lado e
outro da rua, tudo seguindo o estilo de época, com grandes janelas em forma de arco. PADRE e VIÚVA se encontram ao acaso, ele está de batina e usando chapéu, ela usa o mesmo vestido de antes, também está de chapéu e com uma sombrinha aberta.
CAP/PADRE: “Como eu gostava de encontrá-la na rua - -”
>QUADRO 04. VIÚVA aparece da pela linha da cintura, ela sorri em nossa direção cumprimentando. Agora podemos ver melhor seu chapéu com fita e sua sobrinha decorada.
CAP/PADRE: “- - como ela ficava linda nessas horas!”
>QUADRO 05. Imagem bem aproximada do rosto de padre, ele levanta o chapéu saudando, devolvendo o sorriso.
CAP/PADRE: “Mas as coisas logo mudariam...”
PÁGINA 04 (cinco quadros)
>QUADRO 01. Mudança de cenário. Estamos em outra missa. PADRE está bem próximo a nós, virado na nossa direção e usando o manto branco, ele lê o missal aberto sobre um pequeno suporte, ele está bem no canto do QUADRO e seu rosto não aparece por completo no QUADRO. Ele olha pelo canto do olho os bancos da igreja que aparecem em segundo plano sem virar o rosto, e sua transmite preocupação. Se possível podemos ver algumas pessoas sentadas na primeira fila, mas sem muitos detalhes e um lugar vazio.
CAP/PADRE: “De repente ela sumiu - -”
>QUADRO 02. A imagem destaca a primeira fila de bancos da igreja, ressaltando o lugar vazio onde VIÚVA deveria estar.
CAP/PADRE: “- - ela não apareceu mais, nem na missa, nem durante a semana.”
>QUADRO 03. Quadro de estabelecimento. PADRE chegando à casa de VIÚVA andando apressadamente, ele está de chapéu. É um casarão no estilo colonial; do lado de fora, algumas
criadas negras estendem lençóis em um varal, aumentando, assim a sensação de imersão.
CAP/PADRE: “Mas eu não podia suportar aquilo! Eu tinha que saber o quê estava errado! Eu tinha que vê-la!”
>QUADRO 04. Quadro de estabelecimento. Estamos na sala de estar de VIÚVA, não é um grande cômodo, mas parece ser bem confortável, junto às paredes estão alguns móveis antigos, como criados-mudos, armários. VIÚVA está sentada em uma cadeira bem trabalhada com a cabeça baixa, ela está em primeiro plano, enquanto PADRE, já sem chapéu está parado na porta, olhando estático para ela. VIÚVA usa um vestido diferente de antes.
Sem texto.
>QUADRO 05. Close em VIÚVA. As lágrimas rolam copiosamente pelo seu rosto enquanto ela confessa seu amor por PADRE, mas nada de dramalhão.
CAP/PADRE: “Ela disse que não podia mais me ver... mesmo sabendo que isso era proibido... ela havia se apaixonado por mim.”
PÁGINA 05 (quatro quadros)
>QUADRO 01. Temos uma página romântica, os desenhos devem ser leves e suaves e os cenários têm menos detalhes, na verdade os QUADROS 01, 02 e 03 nem mesmo precisam de cenário.
Aqui temos uma imagem bem próxima do rosto de VIÚVA, ainda chorando, a mão de PADRE vem de fora do QUADRO e toca seu rosto carinhosamente.
CAP/PADRE: “Foi tão difícil vê-la chorando daquela maneira - -”
>QUADRO 02. A imagem se afasta só um pouco. Com um gesto carinhoso PADRE trás o rosto de VIÚVA para si. Os rostos de ambos estão próximos, os olhos semi-abertos.
CAP/PADRE: “- - eu não queria que ela chorasse nunca mais - -”
>QUADRO 03. Um QUADRO semelhante ao QUADRO 02. A diferença é que o casal decide se entregar, os olhos estão fechados e os rostos se inclinam prontos para o beijo. Os lábios quase se tocam.
CAP/PADRE: “- - eu queria vê-la sorrindo, eu queria fazer ela feliz.”
>QUADRO 04. O maior QUADRO da página. O beijo finalmente acontece, de forma carinhosa e intensa. Nada de mãos bobas ou coisas assim, apenas amor.
Sem texto.
PÁGINA 06 (cinco quadros)
>QUADRO 01. Essa página é dedicada ao romance. Nesse primeiro QUADRO, PADRE e VIÚVA aparecem quase de corpo inteiro, bem juntinhos, ela sorri, enquanto ele acaricia seu rosto e sussurra algo no ouvido. O cenário tem alguns motivos de igreja, mas não fica claro em que parte da igreja estamos.
CAP/PADRE: “Sei que o senhor está decepcionado, mas eu a amava e ela a mim - -”
>QUADRO 02. Aqui o casal aparece trocando um beijo apaixonado em algum lugar da casa de VIÚVA, use como base para o cenário a sala de estar, mas não se preocupe muito com os detalhes.
CAP/PADRE: “- - nos encontrávamos sorrateiramente aqui e ali - -”
>QUADRO 03. O casal aparece fazendo amor. Uma cena suave, nada chocante. PADRE aparece deitado por cima de VIÚVA, ela abraça suas costas, o rosto está virado de lado e os olhos fechados, e os dois estão cobertos até a cintura. O quarto fica na casa dela, a cama é simples e sem cabeceira, um grande espelho redondo emoldurado está pendurado na parede acima da cama, há um criado-mudo com abajur ao lado da cama e algumas cortinas e cortinados adornam as paredes.
CAP/PADRE: “- - e digo sem culpa... aqueles foram os dias mais felizes da minha vida.”
>QUADRO 04. Um QUADRO menor, que pode aparecer ao lado do QUADRO seguinte. Não há cenário, nem desenhos, apenas um fundo preto.
TEXTO (PADRE): “Mas aquela felicidade estava com os dias contados...”
>QUADRO 05. QUADRO de estabelecimento. Apesar de ser o mesmo quarto do QUADRO 03, a situação é diferente. VÍUVA está deitada na cama, sofrendo de uma intensa febre, uma ou duas criadas negras aparecem em volta da cama, há uma toalha molhada sobre a testa de VIÚVA e PADRE aparece de pé com um terço na mão e uma expressão preocupada.
CAP/PADRE: “Pouco depois ela foi acometida por uma violenta febre!”
PÁGINA 07 (cinco quadros)
>QUADRO 01. VIÚVA aparece em destaque, deitada na cama e ainda sofrendo por causa da febre. Saí vapor da toalha em sua testa.
CAP/PADRE: “Uma febre tão intensa que quando uma toalha molhada era colocada em sua testa, a água logo evaporava!”
>QUADRO 02. Agora, CRIADA aparece conduzindo PADRE à sala de estar. Ela é uma senhora negra, de cabelos brancos e muito idosa, usa lenço na cabeça, óculos e avental.
CAP/PADRE: “Eu tinha ido até a casa dela fazer orações, quando uma velha criada que tinha muito carinho por ela me chamou para conversar a sós - -”
>QUADRO 03. CRIADA e PADRE estão conversando na sala de estar, a imagem se afasta um pouco para que possamos ver bem os dois e o cenário em volta. CRIADA está de costas para nós, em primeiro plano.
CAP/PADRE: “- - a velha criada disse que somente eu poderia remediar a situação, já que sua patroa estava sofrendo uma punição por ter se deitado comigo - -”
>QUADRO 04. Close em CRIADA. Seu rosto transmite sobriedade e sabedoria.
CAP/PADRE: “- - respondi que não entendia o que ela queria dizer, mas a criada não pareceu me ouvir - -”
CAP/PADRE: “- - ela me disse que se eu não fizesse algo logo, sua patroa iria se transformar em uma mula-sem-cabeça!”
>QUADRO 05. Agora a imagem muda de perspectiva e vemos PADRE de costas, um grito faz ele se virar na nossa direção assustado, CRIADA também se espanta.
CAP/PADRE: “Mas antes que eu pudesse responder àquela insensatez...”
VIÚVA (off): Aaaahhhh...!!!
PÁGINA 08 (seis quadros)
>QUADRO 01. Nessa página temos um pouco de ação, mas desenhe tudo com cuidado, a idéia é ser o mais realista possível. Começamos com um QUADRO de fundo escuro, maior que o anterior.
CAP/PADRE: “- - o mundo desabou...”
SOM: Braaakkk...
>QUADRO 02. PADRE aparece caído de rosto no chão, no quarto de VIÚVA, com uma ou duas telhas e vigas de madeira em cima dele, e uma nuvem de poeira impede que se veja qualquer coisa no quarto.
CAP/PADRE: “Quando dei por mim, eu estava embaixo do quarto dela.”
>QUADRO 03. PADRE está de costas para nós, ele se pôs de joelhos para se levantar, uma das mãos está próxima a boca num gesto de quem chama alguém. O pó cobre todo o quarto, no máximo podemos ver a silhueta dos móveis.
CAP/PADRE: “Chamei desesperadamente por minha amada, mas quando obtive uma resposta, a voz que me respondeu não era a dela - -”
>QUADRO 04. Close no rosto de PADRE, sangue escorre de sua testa e seu rosto está meio sujo. Sua expressão transmite medo.
CAP/PADRE: “- - sequer era uma voz humana!”
SOM: Rrrrxxxx...
>QUADRO 05. Para valorizar o suspense a mula-sem-cabeça não vai aparecer. Nesse QUADRO temos um close na sua pata pisando no chão. A perna se parece com uma perna normal de cavalo, mas a pata em si e a ferradura estão em chamas.
CAP/PADRE: “Era o som de uma besta infernal!”
SOM: Poc.
>QUADRO 06. Close nos olhos de PADRE. Ele está surpreso, confuso e com medo, não se
esqueça do sangue escorrendo da testa.
Sem texto.
PÁGINA 09 (cinco quadros)
>QUADRO 01. O conto acabou. Close no rosto de PADRE, ele está deitado em uma cama simples, tem aspecto muito abatido e uma faixa de pano cobre seus olhos.
PADRE: - - depois disso, o fogo que saía da cabeça dela queimou meus olhos.
>QUADRO 02. Quadro de estabelecimento. Agora podemos ver melhor o quarto onde a ação se passa. PADRE está deitado numa cama em um quarto dentro da igreja. O quarto é simples,
talvez com piso de madeira, ao lado da cama, uma bacia com água em cima de um criado-mudo rústico. Sentado ao lado da cama está BISPO, ele é um senhor de aspecto paternal.
BISPO: Padre, eu...
PADRE: Sei que não acredita em mim, mas está tudo bem - -
>QUADRO 03. BISPO saindo do quarto de PADRE, ele está fechando a porta, COROINHA o espera no corredor, trata-se de um rapaz de 16 anos usando batina.
COROINHA: Como ele está, senhor?
>QUADRO 04. COROINHA aparece em segundo plano, olhando para BISPO, este aparece de perfil em primeiro plano acenando a cabeça preocupadamente.
BISPO: Mal, muito mal! Está totalmente cego - -
BISPO: - - e contou uma história que - -
>QUADRO 05. Vemos o corredor um pouco por cima. O cenário treme um pouco. BISPO e COROINHA se assustam.
COROINHA: O-o que foi isso?
SOM: Brrruuuukkk...
PÁGINA 10 (quatro quadros)
>QUADRO 01. Quadro de estabelecimento. Voltamos ao quarto de PADRE, mas agora há um grande rombo chamuscado na parede, pedaços dela se espalham pelo quarto, e existem pequenas chamas aqui e ali (nada que vá causar um incêndio). A cama de PADRE não sofreu nenhum dano, porém ele sumiu. Lá fora, vemos um campo gramado, com algumas árvores.
CAP/PADRE: “Sei que não acredita em mim, mas está tudo bem - -”
>QUADRO 02. Vemos o rombo na parede pelo lado de fora. Lá dentro, BISPO e COROINHA olham confusos pelo rombo.
CAP/PADRE: “- - eu só queria contar minha história antes que ela viesse - -”
>QUADRO 03. Vemos o chão na divisória entre o piso do quarto e a grama. Podemos ver marcas de ferraduras, pequenas chamas saem delas.
CAP/PADRE: “- - por que eu sinto que ela está vindo me buscar - -”
>QUADRO 04. O campo gramado com as marcas de ferradura (não esquecendo as chamas) se afastando para longe.
CAP/PADRE: “- - e dessa vez, vamos ficar juntos para sempre...”
FIM.
10 páginas
romance, drama, sobrenatural
personagens:
Padre, Viúva, Criada, Bispo, Coroinha, homens e mulheres de Santana
Brasil, século 19. Em uma cidade do interior, um jovem padre e uma bela viúva se entregam a um romance proibido, que desencadeara uma maldição sobrenatural.
Imagens de referência: picasaweb.google.com/joedelima.blog/AmorArdenteReferencias?authuser=0&feat=directlink
Download: www.4shared.com/office/9Ej56VqP/Amor_Ardente.html
PÁGINA 01 (três quadros)
>QUADRO 01. Vamos começar com um quadro para dar clima. Vemos um incenso de igreja balançando preso pela corrente, espalhando a fumaça semitransparente. Quem está fazendo
isso é PADRE. Caso a mão dele apareça, ele está vestindo um manto branco por cima da batina.
CAP/PADRE: “Fico feliz que tenha vindo tão rápido, senhor - -”
CAP/PADRE: “- - quero contar logo minha história - -”
>QUADRO 02. A imagem se afasta um pouco e podemos dar uma boa olhada em PADRE, segurando o incenso. Ele tem por volta de 25 anos, mas apesar de jovem, ostenta uma barba e é um homem bonito, se quiser uma referência você pode usar como base o ator BRUNO GAGLIASSO. O cenário não precisa aparecer em detalhes agora, vamos nos focar em nosso protagonista. Ele tem um ar sóbrio, porém transmite simpatia.
CAP/PADRE: “- - assim também posso me confessar, já que quebrei meus votos sagrados
como padre - -”
CAP/PADRE: “- - mas esteja preparado meu amigo, essa é uma história difícil de acreditar - -”
>QUADRO 03. Quadro de estabelecimento. Agora mostrando a fachada da igreja e a rua, assim podemos ver como é a cidade de SANTANA. O movimento na rua é pouco e há uma
praça com grandes árvores. Você pode desenhar algumas pessoas andando na rua ou até uma carruagem, claro tudo ambientado ao século 19, mas enfatizando que essa é uma cidade pequena.
CAP/PADRE: “- - e só poderia ter acontecido aqui, em Santana.”
PÁGINA 02 (quatro quadros)
>QUADRO 01. Uma imagem bem ampla mostrando a estrada que dá acesso a SANTANA. É uma grande estrada de terra, com muito mato e árvores dos dois lados, talvez uma porteira de fazenda apareça. Uma carroça ou carro de boi segue na direção da cidade.
CAP/PADRE: “Quando cheguei aqui, Santana me parecia o lugar mais longe do mundo - -”
CAP/PADRE: “- - é uma vila que só há pouco foi promovida a cidade - -”
>QUADRO 02. PADRE aparece celebrando a missa, ele está em cima do altar espalhando incenso. Ele está atrás de uma mesa enfeitada com um tecido bordado, ao fundo aparecem imagens de santos.
CAP/PADRE: “- - apesar de ser jovem, fui bem recebido pelo povo daqui, a maioria das pessoas apareciam para as celebrações.”
>QUADRO 03. Imagem bem aproximada do rosto de PADRE. Ele ainda espalha incenso, por isso está virado para os fiéis. Ele sorri discretamente.
CAP/PADRE: “Foi em um domingo de missa que eu a vi pela primeira vez - -”
>QUADRO 04. VIÚVA entra na história. Temos uma imagem bem aproximada de seu rosto, ela é uma mulher de 40 anos, muito bonita e com tudo em cima, seu cabelo é loiro e meio enrolado nas pontas. Se quiser pode se basear na aparência da atriz LUÍZA TOMÉ. Ela veste uma versão mais sensual do vestido que aparece na foto. Ela devolve discretamente o sorriso de
PADRE.
CAP/PADRE: “- - ela era uma mulher mais velha cujo marido havia morrido muitos anos atrás, mas para mim - -”
CAP/PADRE: “- - ela era um anjo!”
PÁGINA 03 (cinco quadros)
>QUADRO 01. A missa já terminou, em destaque VIÚVA cumprimenta PADRE, ele está com a mão meio erguida, como se a oferecesse, usando apenas a batina preta agora e ela
cumprimenta segurando a mão dele com suas duas mãos. Ao redor deles aparecem outras pessoas que estavam na missa, mas elas são mostradas com poucos detalhes. E é claro, usam roupas de época.
CAP/PADRE: “Quando ouvi sua voz pela primeira vez, tudo mudou para sempre - -”
>QUADRO 02. PADRE e VIÚVA estão sozinhos na igreja, sentados nos bancos eles conversam animadamente, a imagem aparece um pouco mais afastada, assim podemos ver os bancos vazios.
CAP/PADRE: “- - sempre que ela vinha rezar durante a semana, nós ficávamos horas conversando!”
>QUADRO 03. Quadro de estabelecimento. Estamos no meio da rua, há um certo movimento de pessoas andando, talvez uma sebe também. Algumas construções aparecem de um lado e
outro da rua, tudo seguindo o estilo de época, com grandes janelas em forma de arco. PADRE e VIÚVA se encontram ao acaso, ele está de batina e usando chapéu, ela usa o mesmo vestido de antes, também está de chapéu e com uma sombrinha aberta.
CAP/PADRE: “Como eu gostava de encontrá-la na rua - -”
>QUADRO 04. VIÚVA aparece da pela linha da cintura, ela sorri em nossa direção cumprimentando. Agora podemos ver melhor seu chapéu com fita e sua sobrinha decorada.
CAP/PADRE: “- - como ela ficava linda nessas horas!”
>QUADRO 05. Imagem bem aproximada do rosto de padre, ele levanta o chapéu saudando, devolvendo o sorriso.
CAP/PADRE: “Mas as coisas logo mudariam...”
PÁGINA 04 (cinco quadros)
>QUADRO 01. Mudança de cenário. Estamos em outra missa. PADRE está bem próximo a nós, virado na nossa direção e usando o manto branco, ele lê o missal aberto sobre um pequeno suporte, ele está bem no canto do QUADRO e seu rosto não aparece por completo no QUADRO. Ele olha pelo canto do olho os bancos da igreja que aparecem em segundo plano sem virar o rosto, e sua transmite preocupação. Se possível podemos ver algumas pessoas sentadas na primeira fila, mas sem muitos detalhes e um lugar vazio.
CAP/PADRE: “De repente ela sumiu - -”
>QUADRO 02. A imagem destaca a primeira fila de bancos da igreja, ressaltando o lugar vazio onde VIÚVA deveria estar.
CAP/PADRE: “- - ela não apareceu mais, nem na missa, nem durante a semana.”
>QUADRO 03. Quadro de estabelecimento. PADRE chegando à casa de VIÚVA andando apressadamente, ele está de chapéu. É um casarão no estilo colonial; do lado de fora, algumas
criadas negras estendem lençóis em um varal, aumentando, assim a sensação de imersão.
CAP/PADRE: “Mas eu não podia suportar aquilo! Eu tinha que saber o quê estava errado! Eu tinha que vê-la!”
>QUADRO 04. Quadro de estabelecimento. Estamos na sala de estar de VIÚVA, não é um grande cômodo, mas parece ser bem confortável, junto às paredes estão alguns móveis antigos, como criados-mudos, armários. VIÚVA está sentada em uma cadeira bem trabalhada com a cabeça baixa, ela está em primeiro plano, enquanto PADRE, já sem chapéu está parado na porta, olhando estático para ela. VIÚVA usa um vestido diferente de antes.
Sem texto.
>QUADRO 05. Close em VIÚVA. As lágrimas rolam copiosamente pelo seu rosto enquanto ela confessa seu amor por PADRE, mas nada de dramalhão.
CAP/PADRE: “Ela disse que não podia mais me ver... mesmo sabendo que isso era proibido... ela havia se apaixonado por mim.”
PÁGINA 05 (quatro quadros)
>QUADRO 01. Temos uma página romântica, os desenhos devem ser leves e suaves e os cenários têm menos detalhes, na verdade os QUADROS 01, 02 e 03 nem mesmo precisam de cenário.
Aqui temos uma imagem bem próxima do rosto de VIÚVA, ainda chorando, a mão de PADRE vem de fora do QUADRO e toca seu rosto carinhosamente.
CAP/PADRE: “Foi tão difícil vê-la chorando daquela maneira - -”
>QUADRO 02. A imagem se afasta só um pouco. Com um gesto carinhoso PADRE trás o rosto de VIÚVA para si. Os rostos de ambos estão próximos, os olhos semi-abertos.
CAP/PADRE: “- - eu não queria que ela chorasse nunca mais - -”
>QUADRO 03. Um QUADRO semelhante ao QUADRO 02. A diferença é que o casal decide se entregar, os olhos estão fechados e os rostos se inclinam prontos para o beijo. Os lábios quase se tocam.
CAP/PADRE: “- - eu queria vê-la sorrindo, eu queria fazer ela feliz.”
>QUADRO 04. O maior QUADRO da página. O beijo finalmente acontece, de forma carinhosa e intensa. Nada de mãos bobas ou coisas assim, apenas amor.
Sem texto.
PÁGINA 06 (cinco quadros)
>QUADRO 01. Essa página é dedicada ao romance. Nesse primeiro QUADRO, PADRE e VIÚVA aparecem quase de corpo inteiro, bem juntinhos, ela sorri, enquanto ele acaricia seu rosto e sussurra algo no ouvido. O cenário tem alguns motivos de igreja, mas não fica claro em que parte da igreja estamos.
CAP/PADRE: “Sei que o senhor está decepcionado, mas eu a amava e ela a mim - -”
>QUADRO 02. Aqui o casal aparece trocando um beijo apaixonado em algum lugar da casa de VIÚVA, use como base para o cenário a sala de estar, mas não se preocupe muito com os detalhes.
CAP/PADRE: “- - nos encontrávamos sorrateiramente aqui e ali - -”
>QUADRO 03. O casal aparece fazendo amor. Uma cena suave, nada chocante. PADRE aparece deitado por cima de VIÚVA, ela abraça suas costas, o rosto está virado de lado e os olhos fechados, e os dois estão cobertos até a cintura. O quarto fica na casa dela, a cama é simples e sem cabeceira, um grande espelho redondo emoldurado está pendurado na parede acima da cama, há um criado-mudo com abajur ao lado da cama e algumas cortinas e cortinados adornam as paredes.
CAP/PADRE: “- - e digo sem culpa... aqueles foram os dias mais felizes da minha vida.”
>QUADRO 04. Um QUADRO menor, que pode aparecer ao lado do QUADRO seguinte. Não há cenário, nem desenhos, apenas um fundo preto.
TEXTO (PADRE): “Mas aquela felicidade estava com os dias contados...”
>QUADRO 05. QUADRO de estabelecimento. Apesar de ser o mesmo quarto do QUADRO 03, a situação é diferente. VÍUVA está deitada na cama, sofrendo de uma intensa febre, uma ou duas criadas negras aparecem em volta da cama, há uma toalha molhada sobre a testa de VIÚVA e PADRE aparece de pé com um terço na mão e uma expressão preocupada.
CAP/PADRE: “Pouco depois ela foi acometida por uma violenta febre!”
PÁGINA 07 (cinco quadros)
>QUADRO 01. VIÚVA aparece em destaque, deitada na cama e ainda sofrendo por causa da febre. Saí vapor da toalha em sua testa.
CAP/PADRE: “Uma febre tão intensa que quando uma toalha molhada era colocada em sua testa, a água logo evaporava!”
>QUADRO 02. Agora, CRIADA aparece conduzindo PADRE à sala de estar. Ela é uma senhora negra, de cabelos brancos e muito idosa, usa lenço na cabeça, óculos e avental.
CAP/PADRE: “Eu tinha ido até a casa dela fazer orações, quando uma velha criada que tinha muito carinho por ela me chamou para conversar a sós - -”
>QUADRO 03. CRIADA e PADRE estão conversando na sala de estar, a imagem se afasta um pouco para que possamos ver bem os dois e o cenário em volta. CRIADA está de costas para nós, em primeiro plano.
CAP/PADRE: “- - a velha criada disse que somente eu poderia remediar a situação, já que sua patroa estava sofrendo uma punição por ter se deitado comigo - -”
>QUADRO 04. Close em CRIADA. Seu rosto transmite sobriedade e sabedoria.
CAP/PADRE: “- - respondi que não entendia o que ela queria dizer, mas a criada não pareceu me ouvir - -”
CAP/PADRE: “- - ela me disse que se eu não fizesse algo logo, sua patroa iria se transformar em uma mula-sem-cabeça!”
>QUADRO 05. Agora a imagem muda de perspectiva e vemos PADRE de costas, um grito faz ele se virar na nossa direção assustado, CRIADA também se espanta.
CAP/PADRE: “Mas antes que eu pudesse responder àquela insensatez...”
VIÚVA (off): Aaaahhhh...!!!
PÁGINA 08 (seis quadros)
>QUADRO 01. Nessa página temos um pouco de ação, mas desenhe tudo com cuidado, a idéia é ser o mais realista possível. Começamos com um QUADRO de fundo escuro, maior que o anterior.
CAP/PADRE: “- - o mundo desabou...”
SOM: Braaakkk...
>QUADRO 02. PADRE aparece caído de rosto no chão, no quarto de VIÚVA, com uma ou duas telhas e vigas de madeira em cima dele, e uma nuvem de poeira impede que se veja qualquer coisa no quarto.
CAP/PADRE: “Quando dei por mim, eu estava embaixo do quarto dela.”
>QUADRO 03. PADRE está de costas para nós, ele se pôs de joelhos para se levantar, uma das mãos está próxima a boca num gesto de quem chama alguém. O pó cobre todo o quarto, no máximo podemos ver a silhueta dos móveis.
CAP/PADRE: “Chamei desesperadamente por minha amada, mas quando obtive uma resposta, a voz que me respondeu não era a dela - -”
>QUADRO 04. Close no rosto de PADRE, sangue escorre de sua testa e seu rosto está meio sujo. Sua expressão transmite medo.
CAP/PADRE: “- - sequer era uma voz humana!”
SOM: Rrrrxxxx...
>QUADRO 05. Para valorizar o suspense a mula-sem-cabeça não vai aparecer. Nesse QUADRO temos um close na sua pata pisando no chão. A perna se parece com uma perna normal de cavalo, mas a pata em si e a ferradura estão em chamas.
CAP/PADRE: “Era o som de uma besta infernal!”
SOM: Poc.
>QUADRO 06. Close nos olhos de PADRE. Ele está surpreso, confuso e com medo, não se
esqueça do sangue escorrendo da testa.
Sem texto.
PÁGINA 09 (cinco quadros)
>QUADRO 01. O conto acabou. Close no rosto de PADRE, ele está deitado em uma cama simples, tem aspecto muito abatido e uma faixa de pano cobre seus olhos.
PADRE: - - depois disso, o fogo que saía da cabeça dela queimou meus olhos.
>QUADRO 02. Quadro de estabelecimento. Agora podemos ver melhor o quarto onde a ação se passa. PADRE está deitado numa cama em um quarto dentro da igreja. O quarto é simples,
talvez com piso de madeira, ao lado da cama, uma bacia com água em cima de um criado-mudo rústico. Sentado ao lado da cama está BISPO, ele é um senhor de aspecto paternal.
BISPO: Padre, eu...
PADRE: Sei que não acredita em mim, mas está tudo bem - -
>QUADRO 03. BISPO saindo do quarto de PADRE, ele está fechando a porta, COROINHA o espera no corredor, trata-se de um rapaz de 16 anos usando batina.
COROINHA: Como ele está, senhor?
>QUADRO 04. COROINHA aparece em segundo plano, olhando para BISPO, este aparece de perfil em primeiro plano acenando a cabeça preocupadamente.
BISPO: Mal, muito mal! Está totalmente cego - -
BISPO: - - e contou uma história que - -
>QUADRO 05. Vemos o corredor um pouco por cima. O cenário treme um pouco. BISPO e COROINHA se assustam.
COROINHA: O-o que foi isso?
SOM: Brrruuuukkk...
PÁGINA 10 (quatro quadros)
>QUADRO 01. Quadro de estabelecimento. Voltamos ao quarto de PADRE, mas agora há um grande rombo chamuscado na parede, pedaços dela se espalham pelo quarto, e existem pequenas chamas aqui e ali (nada que vá causar um incêndio). A cama de PADRE não sofreu nenhum dano, porém ele sumiu. Lá fora, vemos um campo gramado, com algumas árvores.
CAP/PADRE: “Sei que não acredita em mim, mas está tudo bem - -”
>QUADRO 02. Vemos o rombo na parede pelo lado de fora. Lá dentro, BISPO e COROINHA olham confusos pelo rombo.
CAP/PADRE: “- - eu só queria contar minha história antes que ela viesse - -”
>QUADRO 03. Vemos o chão na divisória entre o piso do quarto e a grama. Podemos ver marcas de ferraduras, pequenas chamas saem delas.
CAP/PADRE: “- - por que eu sinto que ela está vindo me buscar - -”
>QUADRO 04. O campo gramado com as marcas de ferradura (não esquecendo as chamas) se afastando para longe.
CAP/PADRE: “- - e dessa vez, vamos ficar juntos para sempre...”
FIM.