Post by Jet on Aug 3, 2012 21:55:39 GMT -5
Repassando o que vi hoje, postado minutos atrás no grupo do facebook da Animax.
Projeto ADVENTURE Light Novel
O meu manager e companheiro de longa data na produção de revistas, o Franco de Rosa, perguntou meses atrás se eu conseguiria fazer um livreto de contos “estilo mangá”. Isso aconteceu depois que expliquei para ele o que eram Light Novel – revistas de contos publicadas mensalmente no Japão, que seguem mais ou menos os mesmos rumos dos mangás seriados: quando atingem certa quantidade de capítulos, são publicados na forma de livretos de bolso e apenas para os melhores se tornam animes. Mas voltando ao pedido do Franco, o que ele quer é, essencialmente, uma “versão brasileira” das Light Novel nipônicas. Quem já me conhece da época da Animax, Megaman e Hyper Comix – as duas últimas feitas a 100% com jovens e desconhecidos talentos brasileiros – já imaginou qual foi minha resposta quando ele perguntou se eu poderia encabeçar o projeto...
Sendo assim, estou anunciando oficialmente que o Estúdio PPA acaba de abrir um CONCURSO DE SELEÇÃO para a primeira “versão brasileira” das Light Novel japonesas, que terá o nome de Projeto ADVENTURE Light Novel – porque sem dúvidas, será uma AVENTURA fazer isso!
Agora, alguns esclarecimentos básicos:
- O formato de publicação não está 100% definido, mas será com certeza como livro de bolso, o mesmo tamanho ou um pouco menor que uma Animax, entre 90 e 150 páginas, com periodicidade mensal.
- O conteúdo seguirá o mesmo estilo das Light Novel japonesas: estórias curtas (talvez algumas seriadas em capítulos), com uma ilustração em PB para cada estória.
- O valor a ser pago para cada escritor/ilustrador ainda não está definido também, mas levando em conta o que estão pagando hoje em dia, não será muito alto. Portanto, quem quiser participar, já fica avisado que será muito mais para publicar seu trabalho e “engordar curriculum” do que por um bom pagamento.
- Não haverá contrato de cessão de direitos autorais. Personagens utilizados no Projeto ADVENTURE Light Novel continuam sendo de propriedade do autor.
Agora, as Regras para participar da Seleção para o Projeto ADVENTURE Light Novel:
PARA OS ESCRITORES
1 – A estórias deve ter entre 10.000 e 15.000 letras+espaços, SEM ERROS GRAMATICAIS OU DE DIGITAÇÃO.
2 – Qualquer tema é válido: fantasia, FC, terror, aventura, mistério, romance, etc. Histórias com excessivo conteúdo erótico ou de violência explícita serão recusadas, e também paródias de séries conhecidas ou fanfics.
3 – O ESTILO a ser seguido nas histórias é o mesmo das Light Novel japonesas – textos com uma narrativa clara e ações bem descritas. Essencialmente, textos para adolescentes lerem com facilidade e prazer. Em dúvida de como escrever, recomendamos a leitura de “A Melancolia de Suzumiya Haruhi” que está disponível na seção “arquivos” da Homepage da Animax. Outra leitura que ajudará é o verbete “Light Novel” na Wikipédia.
4 – Em caso de estórias mais longas que 15.000 letras+espaços, favor partilhar em episódios para encerrarem de maneira mais ou menos “fechada” – ou seja, quem ler a partir de um segundo capítulo, por exemplo, não fica totalmente dependente da continuação.
5 – Qualquer pessoa de qualquer idade ou sexo pode participar da seleção, com quantas estórias desejar enviar.
6 – Qualquer forma de PLÁGIO de alguma série conhecida acarreta na eliminação IMEDIATA e PERMANENTE do responsável em qualquer projeto futuro realizado pelo Estúdio PPA.
7 – As estórias para avaliação devem ser enviadas EM FORMATO .DOC do WORD para meu e-mail pessoal: peixoto999@gmail.com
PARA OS ILUSTRADORES
1 – Devem ser enviados pelo menos CINCO ilustrações RECENTES (criados a menos de 4 meses) para avaliação. Pelo menos UMA das ilustrações deverá ser colorida para avaliação da capacidade do desenhista para pintura.
2 – TODAS as ilustrações devem ser no estilo mangá/anime. Qualquer outro tipo de desenho (comics, banda desenhada, etc.) será recusado.
3 – Ilustrações no estilo mangá podem ser em qualquer traço: shoujo, shounen, moe, etc.
4 – Caberá ao Estúdio PPA escolher entre os ilustradores selecionados, qual fará a arte de capa ou a ilustração para cada estória. Pretendemos “casar” o estilo de texto/história com o estilo de ilustração mais coerente.
5 – Aqueles que tiverem álbum de Ilustração no Facebook, ORKUT, Deviant Art ou qualquer outro site de arquivamento de imagens, podem enviar apenas o link. Mas se houverem apenas ilustrações com mais de QUATRO meses de postagem nestes sites, o desenhista será desconsiderado. Se vamos utilizar seus desenhos, precisamos saber como você desenha HOJE, e não há cinco meses.
6 – Qualquer forma de CÓPIA de algum desenho/ilustração já existente acarreta na eliminação IMEDIATA e PERMANENTE do responsável em qualquer projeto futuro realizado pelo Estúdio PPA.
7 – Os desenhos/links para avaliação devem ser enviados para meu e-mail pessoal: peixoto999@gmail.com – mas ATENÇÃO: no caso de envio de imagens, cada uma não deve passar de 300kb de tamanho em formato .jpg
IMPORTANTE: temos pressa para publicar a primeira edição – portanto, quem escrever/ilustrar bem e mais rápido, terá preferência. Lembre-se que editoras trabalham com prazos, e se você quer entrar neste concorrido mercado, tem que ser pontual na entrega. Mercado editorial não é para preguiçosos ou quem se acha “artista” sem nunca ter publicado nada. Primeiro faça seu nome, depois você pensa em deitar em cima da fama. Sucesso e reconhecimento não caem do céu!
O resto agora é com vocês. Fico no aguardo do envio das estórias/ilustrações para avaliação. E boa sorte para todos!
Atenciosamente,
Sérgio Peixoto Silva, feliz da vida por novamente ser o editor-chefe de mais um projeto editorial ousado. E pode anotar aí: não dou três meses para aparecerem trocentas outras editoras fazendo suas próprias Light Novel, só para aproveitar a nossa idéia.