|
Post by moonlance on Dec 24, 2012 12:24:33 GMT -5
Não sei se estou postando na área correta... xD
Mas alguém estaria mais interado a respeito desse tipo de... produção?
Ou ainda:
Alguém já leu, ou lê Light Novels e teria algo a comentar?
|
|
|
Post by Zinid on Dec 25, 2012 12:20:38 GMT -5
Também não estou muito inteirado sobre o assunto, mas sei que as "light novels" são um tipo de literatura popular desenvolvida para uma leitura rápida e simples, caracterizada por textos curtos que podem conter uma história completa ou capítulos de uma história maior que é publicada em forma de serie em revistas especializadas ou on-line, em geral cada capitulo de texto é acompanhado por uma ou duas ilustrações. Se quiser dar uma olhada em como os textos são estruturados assim como nas ilustrações, pode dar uma olhada em grupos de tradução que há espalhados por ai, eu costumo dar uma olhada nesse. -> www.baka-tsuki.org/project/index.php?title=Main_PageElas são descendentes evoluídas das revistas Pulp, comuns nos EUA e alguns outros países na primeira metade do século 20.
|
|
|
Post by moonlance on Dec 25, 2012 14:38:25 GMT -5
Também não estou muito inteirado sobre o assunto, mas sei que as "light novels" são um tipo de literatura popular desenvolvida para uma leitura rápida e simples, caracterizada por textos curtos que podem conter uma história completa ou capítulos de uma história maior que é publicada em forma de serie em revistas especializadas ou on-line, em geral cada capitulo de texto é acompanhado por uma ou duas ilustrações. Se quiser dar uma olhada em como os textos são estruturados assim como nas ilustrações, pode dar uma olhada em grupos de tradução que há espalhados por ai, eu costumo dar uma olhada nesse. -> www.baka-tsuki.org/project/index.php?title=Main_PageElas são descendentes evoluídas das revistas Pulp, comuns nos EUA e alguns outros países na primeira metade do século 20. Interessante. Estou na verdade tentando ler uma light novel já para me familiarizar, no caso o primeiro capítulo de Sword Art Online. Mas aprendi que há algumas light novels ainda mais sofisticadas, que tentarei acessar depois. Obrigado pela dica. O fato é que também (acho) nunca caiu em minhas mãos um desses pulp magazines. Então é mais estranho ainda tentar pegar a idéia de tudo isso. Mas tem um aspecto desse material (pulp magazine) que me pareceu intrigante: se por um lado, trata-se de uma literatura mais acessível e de rápida leitura (li até que foram precursoras da indústria de Comics!), pode também ser espaço para idéias talvez um pouco mais experimentais (além de viagens de Fantasia e de Ficção Científica); li algo a respeito de autores que se despontaram e que, antes disso, publicaram ou publicavam em Pulp Magazines, embora aparentemente aquilo não fosse necessariamente algo muito valorizado em termos de Literatura. Howard o autor de Conan, o Bárbaro publicou diversas obras em Pulp Magazines por exemplo. O que quero dizer com isso é que, esse tipo de abordagem dinâmica de idéias e histórias a partir de uma base literária é um troço que parece poder se coordenar com universos criativos no espírito da revista Heavy Metal aproximadamente dos anos 80 por exemplo; bem como do universo underground de fanzines. E tipo, é uma forma de expressão artística, de linguagem criativa, que provavelmente está bem próxima a nossa mão. Nesse sentido, é que me chama a atenção as Light Novels japonesas, num suposto boom em 2006 a partir especialmente do marco deixado pela light novel de Haruhi Suzumiya, essa alternativa autoral teria começado a crescer novamente como fenômeno cultural de massas no Japão. Mas, indiferentemente de ser uma alternativa autoral em termos de publicação no mercado (pelo menos hoje parece ser uma oportunidade mais sólida do que nunca no Japão; ainda que aprendi que adaptações de light novels ou algo do gênero para animes por exemplo já se fazia há décadas), a idéia em si, de uma "obra literária dinâmica ilustrada" é algo MUITO atrativo se parar pra pensar; num tempo em que ninguém tem muito tempo na verdade; e que o custo de vida é elevado, e que a grande maioria das linguagens artísticas requerem significativo tempo de produção... e que o mercado, talvez, seja tão exigente. Curiosamente, e talvez não seja a toa, existe comparação da linguagem narrativa das light novels com a linguagem técnica de roteiros (scripts)! Não sei ainda o grãu de precisão dessa analogia, mas que ela faz sentido, isso parece inquestionável. Mas enfim... tudo que eu escrevi aqui, é apenas fruto do que li nos últimos dias. Mas estou começando a significar grande afinidade com esse tipo de linguagem. Eu acho que a idéia geral das Light Novels (entendidos como produtos de mercado ou não) é algo simplesmente genial! E não compreendo como esse tipo de idéia ainda não está tão fortemente difundida, pelo menos através de meios que tenho circulado.
|
|
|
Post by Zinid on Dec 25, 2012 18:27:07 GMT -5
Bem, no japão, sem divida as light novels são um dos caminhos promissores para autores que desejam apresentar sua produção, sem a necessidade de um grande investimento pode-se atingir grandes públicos tanto de forma on-line quanto com livros auto publicados, aqueles que atingem maiores sucesso sem duvida terão seu lugar nas editoras, Claro, isto se deve a cultura de leitura que existe entre aquele povo, o que faz estes produtos serem mais baratos devido aos grandes volumes de venda, cenário que dificilmente veremos no BR a curto e médio prazo devido a cultura (ou falta dela) que a grande maioria do nosso povo possui, mas creio que haja nichos onde este tipo de literatura poderia facilmente se desenvolver e ser lucrativa de alguma forma. Um bom exemplo de light novel que nasceu on-line que se tornou uma forte franquia é Kara no Kyoukai: The Garden of Sinners, de Kinoko Nasu (Autor) e Takashi Takeuchi (Ilustrador), os primeiros capitulos foram publicados on line, estes dois nomes posteriormente se tornariam os fundadores da Type-Moon. Citei a novel acima, pois creio que on-line é a forma mais barata e de maior alcance que qualquer artista/autor dispões nos dias atuais para buscar reconhecimento que mais tarde pode-se transformar em grana $$, ou não, depende de cada um. xD Edit: Esqueci de postar este link. www.pulpmags.org/default.htmé um projeto que escaneia e disponibiliza alguns exemplares de revistas Pulp que já estão sob domínio publico nos EUA.
|
|
|
Post by moonlance on Dec 25, 2012 20:41:46 GMT -5
Bem, no japão, sem divida as light novels são um dos caminhos promissores para autores que desejam apresentar sua produção, sem a necessidade de um grande investimento pode-se atingir grandes públicos tanto de forma on-line quanto com livros auto publicados, aqueles que atingem maiores sucesso sem duvida terão seu lugar nas editoras, Claro, isto se deve a cultura de leitura que existe entre aquele povo, o que faz estes produtos serem mais baratos devido aos grandes volumes de venda, cenário que dificilmente veremos no BR a curto e médio prazo devido a cultura (ou falta dela) que a grande maioria do nosso povo possui, mas creio que haja nichos onde este tipo de literatura poderia facilmente se desenvolver e ser lucrativa de alguma forma. Um bom exemplo de light novel que nasceu on-line que se tornou uma forte franquia é Kara no Kyoukai: The Garden of Sinners, de Kinoko Nasu (Autor) e Takashi Takeuchi (Ilustrador), os primeiros capitulos foram publicados on line, estes dois nomes posteriormente se tornariam os fundadores da Type-Moon. Citei a novel acima, pois creio que on-line é a forma mais barata e de maior alcance que qualquer artista/autor dispões nos dias atuais para buscar reconhecimento que mais tarde pode-se transformar em grana $$, ou não, depende de cada um. xD Edit: Esqueci de postar este link. www.pulpmags.org/default.htmé um projeto que escaneia e disponibiliza alguns exemplares de revistas Pulp que já estão sob domínio publico nos EUA. Zinid, agora que você citou light novels inicialmente publicadas online (provavelmente como resultado de uma disputa acirrada entre autores pelo apoio editorial), fico me perguntando que aspecto poderiam ter ou poderiam ter tido esses sites... Mas talvez isso pouco importe; o material deveria ser interessante e estava acessível e em algo divulgado através do circuito daquele meio cultural profissional. Obrigado tb pelo link de pulp magazines. Não sei se terei interesse em ler qualquer uma dessas antiguidades, xD, mas é legal saber que existe um arquivo público para as mais antigas publicações. Não esperava muito algo assim do Copyright yankee.
|
|
|
Post by Ari-chan on Jan 11, 2013 20:43:25 GMT -5
Nunca parei muito pra analisar, então não daria pra entrar em uma discussão como vocês aí em cima xD
Mas eu tenho lido sim, e comecei exatamente com SAO. Comecei a ler também Accel World e o Baka-tsuki tá aberto aqui no meu navegador o tempo todo pra eu não me perder xD
|
|
|
Post by moonlance on Feb 5, 2013 17:45:04 GMT -5
Nunca parei muito pra analisar, então não daria pra entrar em uma discussão como vocês aí em cima xD Mas eu tenho lido sim, e comecei exatamente com SAO. Comecei a ler também Accel World e o Baka-tsuki tá aberto aqui no meu navegador o tempo todo pra eu não me perder xD Ops! Ari-chan, Desculpe, estava tão atucanado no início de Janeiro 2013 que nem tinha visto seu post! xD Legal! Você leu tudo que tinha de SAO? O que achou? e em termos de fantasia? Eu tinha começado a ler; achei interessante a ambientação e a apresentação nas primeiras páginas; porém também achei uma leitura mais lenta do que imaginava que poderia ser. Talvez melhore depois, não sei.
|
|
|
Post by yumi moony on Feb 15, 2013 19:58:36 GMT -5
nao conheço muito sobre light novels, a única que tinha lido foi de Suzumiya Haruhi, mas nao cheguei a terminar de ler. Achei a leitura bem legal, ela flui de maneira bem rápida, sem enrolar muito em descrever ambientaçao e afins. Tb baixei a light novel de Durararara mas ainda nao li.
Mas fora isso nao li mais nada em termos de light novel. Se algm quiser recomendar alguma light novel que tenha gostado, aceito sugestoes ahauahua
PS > a Light novel de SAO eh igual ao anime?
|
|
|
Post by moonlance on Feb 15, 2013 20:38:22 GMT -5
PS > a Light novel de SAO eh igual ao anime? Não sei (ainda); talvez Ari-chan saiba. Se tiver paciência e interesse, acredito que mesmo o Google poderá lhe informar (com algum grau de esforço de pesquisa): acredito que essa questão seja relevante o suficiente para que já tenha sido abordada na Rede mais de uma vez (especialmente em Inglês). Boa sorte e traga a resposta pra gente se puder. Obrigado, yumi. xDD
|
|