|
Post by moonlance on Feb 8, 2013 22:17:39 GMT -5
Não é bem um encontro ou um evento.
Bom, talvez seja algum tipo de "encontro", no fim das contas. xD
Eu andei frequentando recentemente alguns foruns de Fantasia por aí (americanos, internacionais, franceses)... mas não posso dizer que tenha ficado extremamente satisfeito com a experiência; de modo que me ocorreu a seguinte idéia:
Criar um forum nacional (Brasileiro) de Fantasia. Envolvendo Fantasia, Ficção Científica e RPG; pra torná-lo talvez mais amplo e reunindo interesses muitas vezes associados.
Minha idéia seria reunir no forum toda gama interessante de adeptos, essencialmente de língua portuguesa, aos universos fantásticos; promovendo a troca de idéias, discussões, referências e recomendações de obras de toda sorte, exposição de trabalhos relacionados e respectivas críticas, discussão sobre Literatura, RPG, Filmes, Animações, Quadrinhos, Músicas e Games de nosso gênero-mor, espaços para RPG PbF e tudo mais que estiver relacionado ao multiverso da Fantasia e Sci-Fi.
O que acham? Alguém já interessado? xD
Na realidade, eu ainda não sei se já não existe algum forum nacional (e bom) desse tipo; mas se existe, nunca ouvi falar e nunca fui convidado.
|
|
|
Post by JP Vilela on Feb 8, 2013 22:37:03 GMT -5
Também não. Se mas o moon tiver coragem de criar um, eu tô dentro. o/
|
|
|
Post by moonlance on Feb 8, 2013 22:46:57 GMT -5
Também não. Se mas o moon tiver coragem de criar um, eu tô dentro. o/ Sim, coragem com certeza não é aquilo que poderá faltar! xD E de certo modo, não preciso que o forum conquiste milhares de participantes, e nem que conquiste um grande número rapidamente. Aprendi por estes mundos que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade, quando o assunto é o capital intelectual. Obrigado pela sua contribuição. Estou estudando o caso; e eu diria que estou bastante determinado já; eu só antes pretendo dar uma investigada rápida na Rede, e ver o que já existe no contexto nacional nesse sentido. Quero ver se algo se aproxima mais ou menos do que tenho em mente.
|
|
|
Post by yumi moony on Feb 11, 2013 17:40:47 GMT -5
Hum...confesso que nos últimos anos eu ando meio afastada desse tema (não é algo que eu trabalho muito nos roteiros LOL), mas apóio a iniciativa e pretendo participar (na medida do possível) desse fórum. XD Quem sabe consigo um pouco mais de bagagem pra escrever algo mais fantasia/RPG.
Ando tentando voltar com esse tema pra uma história que estou montando aqui, mas percebi que estou muito travada >< (já descartei 2 roteiros que envolviam essa temática por não saber o que fazer com os poderes dos carinhas - mundo real me parece mais palpável, sei lá XD)
|
|
|
Post by Zinid on Feb 11, 2013 19:04:02 GMT -5
O único grande fórum que conhecia de fantasia era o fórum Valinor, o qual nem sei que tamanho possui hoje, a forumeiros, a proboards e a invisionfree são repletas de pequenos fóruns sobre fantasia, rpg , etc, mas desconheço a existência de algum grande fórum atualmente.
Apesar de RPG em si não me interessar, gosto muito de temas relacionados a Sci-fi e todas suas sub divisões. /o/
Pode contar comigo. o/
|
|
|
Post by moonlance on Feb 11, 2013 20:04:44 GMT -5
Hum...confesso que nos últimos anos eu ando meio afastada desse tema (não é algo que eu trabalho muito nos roteiros LOL), mas apóio a iniciativa e pretendo participar (na medida do possível) desse fórum. XD Quem sabe consigo um pouco mais de bagagem pra escrever algo mais fantasia/RPG. Ando tentando voltar com esse tema pra uma história que estou montando aqui, mas percebi que estou muito travada >< (já descartei 2 roteiros que envolviam essa temática por não saber o que fazer com os poderes dos carinhas - mundo real me parece mais palpável, sei lá XD) Sua participação é muito bem vinda, yumi; ainda que você (talvez) não seja Jedi em todos os assuntos, existindo um Q de gravitação secreta é uma energia potencial mais do que suficiente. xD Também, não sei o que você já fruiu em termos de Fantasia e Ficção em todas as categorias de obras (Cinema, Animação, Quadrinhos, Literatura, Games...), mas acredito que a obra certa na hora certa pode muitas vezes inspirar pra começar um novo projeto ousado. Eu também já tive (e continuo tendo!) problemas com os poderes dos meus personagens de Fantasia. xDD Pra mim é um problema que não acaba nunca; mas eu costumo preferir poderes mais sutis, mais heróicos do que mundo-destrutivos. O estilo de aventura que gosto de desenvolver nunca deriva pros lados conhecidos de CDZ, DBZ, Yuyu Hakusho e etc.; por mais que eu goste das idéias de muitos desses poderes "fodões"; é que, visto que eu gosto muito de RPG (em que ocorre muito trabalho em equipe pra resolver os problemas), julgo que deixar todo poder nas mãos de cada personagem não promove o trabalho em equipe, então é um grande dilema de conceito meu que confronta o conceito de super-herói com o conceito de herói. Eu prefiro trabalhar com o conceito de heróis; mas isso não me poupa de ter problemas com os poderes que crio pra eles mesmo assim! mas fica mais adequado pro tipo de trama que quero desenvolver. Não sei se isso tudo ajuda a refletir em algo sobre poderes; mas tá aí. xD
|
|
|
Post by moonlance on Feb 11, 2013 20:12:35 GMT -5
O único grande fórum que conhecia de fantasia era o fórum Valinor, o qual nem sei que tamanho possui hoje, a forumeiros, a proboards e a invisionfree são repletas de pequenos fóruns sobre fantasia, rpg , etc, mas desconheço a existência de algum grande fórum atualmente. Apesar de RPG em si não me interessar, gosto muito de temas relacionados a Sci-fi e todas suas sub divisões. /o/ Pode contar comigo. o/ Obrigado pelas informações, Zinid. De fato, já ouvi falar no forum Valinor; vou consultar. Os pequenos que você citou vou tentar procurar também; embora suspeite que são foruns mais focados em coisas muito específicas. É, Sci-Fi é muito legal. Seja bem vindo então. xD Geralmente, associa-se Fantasia com Sci-Fi; inclusive grandes foruns. Não é a toa: curiosamente, eu gosto tanto de Fantasia quanto de Ficção Científica -- eu e possivelmente mais de 100 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo todo. xDD
|
|
|
Post by moonlance on Feb 11, 2013 20:32:05 GMT -5
Bom, dei uma boa olhada no forum Valinor; se é que dá pra dar uma boa olhada em 30min... xD A estrutura dele é bem interessante, mas é muito diferente daquilo que estou almejando; não contempla muito os processos criativos; mas os produtos da criação. E com isso, já devem ser capazes de entender muita coisa. Um forum de Fantasia e Sci-Fi "gringo" muito bom que descobri a cerca de 1 mês atrás, e pelo qual tenho tido maior inspiração, é este aqui: www.sffworld.com/forums/forum.php?s=75cdd930a5810d5180834a45f85bc137(tem até uma grande seção só para escritores! profissionais ou amadores).
|
|
shiko
Full Member
|
Post by shiko on Feb 18, 2013 19:26:21 GMT -5
Lancer, pode contar com minha presença para caso crie um fórum do tipo : D
|
|
|
Post by Zinid on Feb 19, 2013 0:26:40 GMT -5
Dei uma olhada rápida (ainda irei olhar melhor) no fórum sffworld, a organização me pareceu simples e eficiente, com assuntos secundários como sub-fóruns, e uma distribuição das seções de acordo com a ordem de importância dentro do assunto do fórum. Eu pegaria quase todas as seções deles e mesclaria com seções especificas sobres língua e processos criativos. Somando algo como este fórum, que conheci a um tempo atras. www.dailywritingtips.com/forum/index.php
|
|
|
Post by moonlance on Feb 19, 2013 0:58:45 GMT -5
Lancer, pode contar com minha presença para caso crie um fórum do tipo : D Xóia, shiko; bom poder contar com sua possível participação. Continuo matutando a coisa; com o tempo que for precisar.
|
|
|
Post by moonlance on Feb 19, 2013 1:11:55 GMT -5
Dei uma olhada rápida (ainda irei olhar melhor) no fórum sffworld, a organização me pareceu simples e eficiente, com assuntos secundários como sub-fóruns, e uma distribuição das seções de acordo com a ordem de importância dentro do assunto do fórum. Eu pegaria quase todas as seções deles e mesclaria com seções especificas sobres língua e processos criativos. Somando algo como este fórum, que conheci a um tempo atras. www.dailywritingtips.com/forum/index.phpÉ, bem, é uma referência a mais. xD Obrigado.
|
|
|
Post by fittsherck on Feb 19, 2013 12:53:19 GMT -5
Excelente ideia e iniciativa.
Os gêneros de literatura fantástica (fantasia, ficção científica e terror) estão em plena ascensão no que diz respeito a leitores, mas as obras nacionais ainda são raras por conta do pouco interesse dos editores e também pela nossa cultura majoritariamente audiovisual (novelas).
Uma comunidade destas com certeza reuniria amantes dos gêneros fantásticos, resultando em muito mais obras.
Podem contar com a minha ajuda.
|
|
|
Post by moonlance on Feb 19, 2013 17:42:39 GMT -5
Excelente ideia e iniciativa. Os gêneros de literatura fantástica (fantasia, ficção científica e terror) estão em plena ascensão no que diz respeito a leitores, mas as obras nacionais ainda são raras por conta do pouco interesse dos editores e também pela nossa cultura majoritariamente audiovisual (novelas). Uma comunidade destas com certeza reuniria amantes dos gêneros fantásticos, resultando em muito mais obras. Podem contar com a minha ajuda. Obrigado. Creio que é importante se ter um espaço virtual, de abrangência lusófona, pra se discutir todo tipo de assunto relacionado a esses gêneros. Continuando minha busca, encontrei o forum da loja Jambô. www.jamboeditora.com.br/forum/Aparentemente, é um forum bem movimentado e com vários tópicos e discussões interessantes; entretanto, o foco parece ser essencialmente gamers e... consumidores. xD
|
|
|
Post by moonlance on Feb 19, 2013 17:44:46 GMT -5
Zinid, queria saber sobre sistemas de foruns:
Por que você escolheu o forumeiros em vez do proboards? (levando em conta a desintegração do antigo forum Zinemax, que estava no forumeiros)
|
|