|
Dota
Feb 1, 2012 15:23:45 GMT -5
Post by moonlance on Feb 1, 2012 15:23:45 GMT -5
Mooooooooooooooooooooooooooon \o\ caraca, achei que naum te veria de novo tão cedo depois da "guerra apocaliptica que fez o primeiro reino zinemax virar ruinas" estou trabalhando na dota versão modelada ainda, só que minha modelagem é muito ruim ainda então eu me complico direto e tenho que ficar refazendo coisas ( ja comecei ela do zero umas 3 vezes ) Muito legal as referencias da Dota e do mundo onde ela vive, o mapa me lembrou um pouco o mapa de Elder scrolls V : Skyrim por ter um castelo em uma extremidade XD, mas no Skyrim é uma escola de magia. Ancioso por mais coisas *U* Jahaha, legal, anselmoxd xD Tem um "outro maluco" (XDD) no DA que me pediu pra modelizar a Dota a partir daquele model sheet bizonho que eu tinha feito. xD Quem sabe a experiência dele possa ajudar? Também, estou tentando encontrar umas malditas referências 3D de personagens modelizados que inclusive me influenciaram até pra designar a Dota. Quando eu encontrar eu te passo. Nunca joguei esse jogo, mas eu olhei o mapa, e de fato achei o mapa geograficamente muito interessante em termos de idéias; e claro, os castelinhos pra todo canto que nem na França, embora na França eles se concentrem muito a beira de grandes rios e no topo de montes. Estou tendo sempre mais idéias nesse universo da Dota, está ficando totalmente psicodélico... xDDDD Tenho que escrever pra mostrar aqui.
|
|
|
Dota
Feb 1, 2012 16:15:52 GMT -5
Post by moonlance on Feb 1, 2012 16:15:52 GMT -5
Dá pra explorar muita coisa, sem dúvida. Algo que achei interessante é explorar bem as culturas diferenciadas dos elfos. Pode sair algo muito bom dessa história. Obrigado por comentar, defensor. Eu me interesso muito por sociedades "alienígenas", no sentido de sociedades exóticas ou totalmente diferentes do que estamos acostumados, seja para melhor ou para pior... mas geralmente para melhor dentro do tipo de história que estou tentando desenvolver. Deste modo, o The Elven Kingdom poderia ser comparado quem sabe a uma espécie de sociedade élfica que chegara ao auge (terrestre!) das sociedades élficas clássicas de D&D (exemplo de Evermeet em Forgotten Realms/Faerun, que por sinal acho que é um pouco a idéia dos Elfos do Tolkien que viajam de navio pro Oeste em busca de um "novo mundo" longe de tudo) Mas no caso, os Elfos habitantes do Elven Kingdom seríam na verdade Elfos provenientes de uma divisão racial extremamente antiga na "árvore genealógica dos Elfos" de D&D, e que teria antecedido historicamente a própria segregação dos Elfos com a Elfwar [que gerou a subraça dos Elfos Negros/Drow]. Daí o fato de todas as subraças dos Elfos do D&D terem muito pouco a ver com os Elfos do Elven Kingdom, o que não impede que o Elven Kingdom esteja passando por um período de decadência, talvez fatal. E o que não impede também que haja uma interação cultural entre Elfos de D&D (High Elves, Dark Elves, Grey Elves, Sylvan Elves, Wood Elves, Aquatic Elves, Winged Elves...) e os Elfos do Elven Kingdom. Mas é relevante destacar que todas as subraças do D&D representam Elfos e sociedades élficas estrangeiras, remotas e a priori estranhas aos Elfos do Elven Kingdom e da The Elven Repbulic. Já, a The Elven Republic é uma divisão sócio-estrutural (e não racial) relativamente antiga dos Elfos do Elven Kingdom, e que na verdade tornou-se uma comunidade absurdamente diferente da do Elven Kingdom, tanto em termos de estilo de vida quanto em termos de Ciência e Tecnologia, podendo ser até aproximada talvez aos Vulcans do Star Trek por um certo ângulo. A enorme disparidade cultural entre o The Elven Kingdom e The Elven Republic é algo que estou escrevendo nos roteiros em diversos momentos das histórias da Dota. Ocorre que o intercâmbio cultural entre as duas sociedades (The Elven Kingdom e The Elven Republic) é muito restrito; além disso, o foco das histórias é geralmente no território do Elven Kingdom e em outras terras. Mas a Cini, por exemplo, personagem coadjuvante e melhor amiga da Dota, ela mora na The Elven Republic, e visita a Dota de vez em quando (quando a viagem é possível e menos perigosa), sendo ela responsável em grande parte por trazer muitos dos elementos dessa disparidade cultural. A Dota, já, ela é uma cavaleira de uma ordem de cavaleiros do Elven Kingdom, mas ela é de um lugar do interior, tendo crescido sob a tutela de um professor-filósofo à la Grécia Antiga, porque a Golden Age da Filosofia grega também corresponderia a uma das (melhores) realidades culturais que podem ser encontradas no Elven Kingdom.
|
|
|
Dota
Feb 1, 2012 16:20:41 GMT -5
Post by moonlance on Feb 1, 2012 16:20:41 GMT -5
Eu realmente preciso achar um nome para os "meus" Elfos malucos. "Moon Elves" já percebi que não vai servir. xD
|
|
|
Dota
Feb 2, 2012 17:49:24 GMT -5
Post by Anselmo on Feb 2, 2012 17:49:24 GMT -5
Skyrim, é uma história onde seu personagem é um homem com alma de dragão ou dragonborn como chamam, e vc tem que impedir os dragões de destruirem seu mundo. Como vc tem a alma de um dragão, consegue usar os poderes deles também, os "shouts" que são as palavras mágicas da lingua dos dragões. Tem muitos castelos sim, geralmente abandonados ou dominados por rebeldes ou monstros, tabém muitas cavernas, e alguns lugares "religiosos", mas que são de monstros violentos também XD. Fora as side- missions que são inúmeras XDDD. você poderia usar Night Elves pros seus elfos, já que night fica meio associado com moon
|
|
|
Dota
Feb 3, 2012 2:45:33 GMT -5
Post by moonlance on Feb 3, 2012 2:45:33 GMT -5
A partir de uma leitura ocasional sobre vilões de RPG, cheguei rapidamente à idéia de uma cavaleira RIVAL da Dota. Mas um Rival não é necessariamente um Vilão. Ainda assim, ele pode gerar muitos problemas, dependendo da fertilidade da imaginação. xD Então aqui está o conceito:
|
|
|
Dota
Feb 3, 2012 2:58:57 GMT -5
Post by moonlance on Feb 3, 2012 2:58:57 GMT -5
Skyrim, é uma história onde seu personagem é um homem com alma de dragão ou dragonborn como chamam, e vc tem que impedir os dragões de destruirem seu mundo. Como vc tem a alma de um dragão, consegue usar os poderes deles também, os "shouts" que são as palavras mágicas da lingua dos dragões. Tem muitos castelos sim, geralmente abandonados ou dominados por rebeldes ou monstros, tabém muitas cavernas, e alguns lugares "religiosos", mas que são de monstros violentos também XD. Fora as side- missions que são inúmeras XDDD. você poderia usar Night Elves pros seus elfos, já que night fica meio associado com moon Parece um jogo bastante longo, esse aí. xD Não duvido que deva ser divertido. Você recomenda muito? Mas eu não joguei nem clássicos como Diablo, Diablo II, Neverwinter Nights e esse tipo de jogo solo (joguei outras coisas clássicas, mas não nessa linha de grafismos e jogabilidades mais sofisticados). Então só ouvia através de alguns de meus amigos da antiga, totalmente viciados por algumas eras nesses aí! xDDD Eu não desprezo a influência dos Games na criação autoral, até porque cresci jogando, e isso que sou da época do Spacewar!!! XDDDDD (e do MSX, vale lembrar). Night Elves não vai fazer sentido, infelizmente. Por enquanto, Kingdom Elves e Republic Elves acho que vai quebrar o galho. Mas obrigado por sugerir.
|
|
|
Dota
Feb 3, 2012 12:30:28 GMT -5
Post by midori on Feb 3, 2012 12:30:28 GMT -5
Nossa perdi o ritmo do post XD... depois preciso ler com calma XDDDDD *só passando para verificar se está tudo certo nos posts*
|
|
|
Dota
Feb 4, 2012 21:10:01 GMT -5
Post by moonlance on Feb 4, 2012 21:10:01 GMT -5
Nossa perdi o ritmo do post XD... depois preciso ler com calma XDDDDD *só passando para verificar se está tudo certo nos posts* É... é que eu baguncei todo o ritmo. xD Era pra eu estar escrevendo coisas sobre o universo, mas acabei desviando em diversas idéias que vinham surgindo. Agora melhor eu voltar no essencial pro tópico. xD
|
|
|
Dota
Feb 27, 2012 19:55:16 GMT -5
Post by JP Vilela on Feb 27, 2012 19:55:16 GMT -5
Passando rapidamente para comentar coisinhas:
1ª - Vou falar algo que acho que vai ser a coisa mais óbvia do tópico inteiro:
O Gênero de fantasia Medieval está extremamente saturado. Criar um conceito novo, seja de monstro, paisagem, mapa, personagem, vilão, etc dentro desse gênero é um verdadeiro desafio. O que eu já conversei muito com o amigo Zinid no chat do zinemax antigo, é que para uma história ser boa, ela não precisa ser necessariamente "original". Os clichês quando bem usados, são mais do que bem vindos para temperar uma narrativa. Mas acho que isso você já tá careca de saber né moon? xD
Eu particularmente estou tentando aplicar vários conceitos dos mundos de fantasia medieval em um período "histórico" diferente, isso já muda um pouco as coisas para a minha historinha que não sai do canto, mas ainda é um desafio.
2ª - Acho que a "base" que você já montou para a história está satisfatória. A personagem não está clichê apenas com o que já vi dela. E acho que para você continuar a montar esse mundo maluco, não é necessário um estudo maior de obras do gênero, tá dando para ver que você já tem bagagem. Gosto de ler livros de História(sim a que estudamos no colégio) para catar situações e personalidades interessantes. Obras de outros gêneros também são bem vindas, dependendo do que você queira focar.
Até mais o/
|
|
|
Dota
Feb 27, 2012 21:52:32 GMT -5
Post by moonlance on Feb 27, 2012 21:52:32 GMT -5
Passando rapidamente para comentar coisinhas: 1ª - Vou falar algo que acho que vai ser a coisa mais óbvia do tópico inteiro: O Gênero de fantasia Medieval está extremamente saturado. Criar um conceito novo, seja de monstro, paisagem, mapa, personagem, vilão, etc dentro desse gênero é um verdadeiro desafio. O que eu já conversei muito com o amigo Zinid no chat do zinemax antigo, é que para uma história ser boa, ela não precisa ser necessariamente "original". Os clichês quando bem usados, são mais do que bem vindos para temperar uma narrativa. Mas acho que isso você já tá careca de saber né moon? xD Eu particularmente estou tentando aplicar vários conceitos dos mundos de fantasia medieval em um período "histórico" diferente, isso já muda um pouco as coisas para a minha historinha que não sai do canto, mas ainda é um desafio. 2ª - Acho que a "base" que você já montou para a história está satisfatória. A personagem não está clichê apenas com o que já vi dela. E acho que para você continuar a montar esse mundo maluco, não é necessário um estudo maior de obras do gênero, tá dando para ver que você já tem bagagem. Gosto de ler livros de História(sim a que estudamos no colégio) para catar situações e personalidades interessantes. Obras de outros gêneros também são bem vindas, dependendo do que você queira focar. Até mais o/ Este tópico estava dando lugar às moscas! Obrigado por comentar. xD 1ºNão só concordo com você sobre a questão do desafio em relação a superar aspectos da saturação (que pelo visto é uma das causa e/ou consequências dos clichês) do gênero fantasia medieval, como vou complementar com coisas que venho aprendendo e reaprendendo em meus estudos e reflexões nos últimos anos. Pois bem, eu estudei um pouco o Propp (Morfologia do conto maravilhoso) e alguns de seus seguidores. E sobre Campbell aprendi um pouco também depois. (isso não me torna necessariamente melhor contador, mas me oferece ferramentas analíticas muito interessantes) O que eu vou dizer agora é muito sério: quando se analisa "cientificamente" uma história, não se busca apenas identificar quem são os heróis e os vilões, como é sua aparência e sua psicologia, do que é constituído o mundo e que eventos acontecem na história. Não. Isso tudo é superficial. O que se busca analisar fundamentalmente além disso, é a camada abstrata, e portanto invisível, que existe na trama, como se houvesse uma dimensão paralela. Obviamente, estou me referindo às funções morfológicas de uma história. Nota: os arquétipos nesse sentido também fazem parte dessa mesma análise estrutural. Então na verdade é um absurdo ao meu ver falar em "história original", se o indivíduo não é capaz de dicernir a camada dos motivos, da camada das funções; porque é possível ser original tanto no plano dos motivos como no plano das funções. Mas tem gente que não consegue ser original em nenhum dos dois!!! O termo motivo se refere a um tema/padrão/"estampa"... em suma, cada "cena" que uma história apresenta, é um motivo. Você pode ter o motivo (a cena) do casamento numa história. Mas isso é imagético, é superficial. Qual função morfológica está realmente sendo representada por tal motivo naquelas circunstâncias da história? Ou seja, o que esse motivo está significando dentro da estrutura morfológica de uma história?Então, quando você analisa uma história, você está analisando o quê exatamente nela? Se um Grorbratikzertox é o personagem principal da história (não adianta procurar por essa criatura no Google, porque ela é bastante original tanto é que ninguém a criou ainda!)? se o motivo do casamento ocorre 238 vezes na história e cada vez de forma totalmente diferente? se o significado de todos esses motivos de casamento dispersos pela trama indicam funções morfológicas diferentes ou se é sempre a mesma coisa? ou se a história termina com a função morfológica que é a do herói cometendo uma "infração" (ou seja, essa função proppiana estaria totalmente deslocada do padrão convencional nesse caso)? Ou... etc. POR ISSO, que eu concordo com você: o gênero fantasia medieval NÃO ESTÁ SATURADO O SUFICIENTE; não pra quem consegue perceber que o problema não é a saturação em si, mas a própria falta de criatividade (em todos os níveis talvez) dos autores que andam publicando coisas por aí, comercialmente ou não (e isso é o mais alarmante!!). 2ºObrigado. Continuo tentando desenvolver em algo a protagonista a Dota até hoje. Ela passou na semana passada por uma "crise existencial" que quase a destruiu junto com toda história e os outros. Algo realmente terrível pra mim. xD Mas eu acho que consegui contornar o problema de uma forma natural. Mas ainda nem tudo está resolvido; ficaram efeitos colaterais dessa quase-catástrofe que ainda estão pra resolver, mas é bem menos grave. Então é por isso que eu preciso escrever muito mais, e continuar fruindo (quando não analisando) também muitos outros materiais, que acabam me inspirando bastante pra continuar. Eu não tenho ambição de tornar isso uma história saga infinita, até porque eu sei que mais cedo ou mais tarde eu deverei enjoar do universo e dos personagens. Mas eu espero ter inspiração, tempo e condições pra pôr em prática ao longo deste ano pelo menos o necessário pra que a história (ou melhor, as histórias) aconteçam.
|
|
|
Dota
Feb 27, 2012 23:14:15 GMT -5
Post by moonlance on Feb 27, 2012 23:14:15 GMT -5
Resolvi apresentar um aspecto físico de minha poiética (processo criativo) de como tenho elaborado universo/história recentemente acho que desde 2007 mais ou menos; fixando idéias no papel de uma forma relativamente caótica, mas sobretudo fixando. [imagem posteriormente editada digitalmente (MS Paint) e propositalmente para melhor entendimento alheio]Obs: o fato de ser em Inglês é uma questão não trivial. Por inúmeras razões durante a vida, fui levado a aprender a falar (e logo, a pensar/raciocinar) em diversas línguas. É uma experiência muito enriquecedora, aprender novos idiomas, e utilizá-los também quando se faz possível. Então é uma questão muito mais de possibilidade, do que de necessidade (mas claro que isso não descarta legendas em diversos idiomas num projeto final).
|
|
|
Dota
Sept 18, 2012 0:32:05 GMT -5
Post by moonlance on Sept 18, 2012 0:32:05 GMT -5
Fazia muito tempo eu não postava nada sobre a história da Dota... xD
A verdade é que o método "hobbyístico" para fazer animação que eu almejava empregar desde o ano passado não funcionou da forma natural como eu esperava; eu simplesmente não consegui me adaptar.
Em vista dessa catástrofe criativa que tinha tornado minha produção quase que totalmente infrutífera durante meses, eu finalmente cheguei à conclusão de que necessitaria de um novo método... se meu objetivo fosse continuar.
Não sei exatamente COMO me ocorreu tão de repente (Domingo passado!) esse outro método alternativo, mas pelos resultados que obtive tão rápido e naturalmente, resolvi apostar todas minhas fichas nisso agora, ainda que não fosse o ideal.
Então, nesse sentido, resolvi aproveitar o momento instigante pra divulgar aqui o resultado de 3h de trabalho em cima desse método; o vídeo abaixo trata da cena de abertura (opening) do 1º episódio da Dota. Obviamente, está incompleto (cenas em preto faltando; sem cores ainda; filtros a aplicar), mas o timing está praticamente justo.
|
|
|
Dota
Sept 18, 2012 8:05:23 GMT -5
Post by JP Vilela on Sept 18, 2012 8:05:23 GMT -5
não tá dando para visualizar :/
|
|
|
Dota
Sept 18, 2012 19:39:36 GMT -5
Post by moonlance on Sept 18, 2012 19:39:36 GMT -5
|
|
|
Dota
Sept 18, 2012 21:27:31 GMT -5
Post by JP Vilela on Sept 18, 2012 21:27:31 GMT -5
Assa abertura lembrou demais coisas que assistia nos anos 90. Acho que grande parte deve-se a musica escolhida... sei lá. xD
Moon, acha que por usar Dota como título pode gerar algum tipo de confusão com DotA (Defence of the Ancients)?
|
|