|
Dota
Sept 18, 2012 22:07:13 GMT -5
Post by moonlance on Sept 18, 2012 22:07:13 GMT -5
Assa abertura lembrou demais coisas que assistia nos anos 90. Acho que grande parte deve-se a musica escolhida... sei lá. xD Moon, acha que por usar Dota como título pode gerar algum tipo de confusão com DotA (Defence of the Ancients)? Penso que de fato os temas musicais em desenhos animados (séries) dos anos 80-90 tinham um aspecto bem particular; eu reconheço. Isso deve ter a ver com as "escolas" musicais da época. Possivelmente, tem a ver com a história do Rock em geral, e com a História da Música Contemporânea; existiram correntes mais ou menos bem marcadas, mas eu não sei analisar isso ainda. Mas gosto bastante daquele estilo em todo o caso. Quanto à confusão do título, sim, com certeza: mais de uma pessoa já comentou a respeito da similaridade. Mas não me importo muito: não estou fazendo um produto comercial. Além de quê, " Dota" é diferente de " DotA". Então, esse é o menor dos meus problemas. Não sei se você me entende? xDD
|
|
|
Dota
Sept 19, 2012 20:57:29 GMT -5
Post by moonlance on Sept 19, 2012 20:57:29 GMT -5
|
|
|
Dota
Dec 27, 2012 19:07:17 GMT -5
Post by moonlance on Dec 27, 2012 19:07:17 GMT -5
******************************************* Passaram-se mais de 1,5 anos desde que comecei a desenvolver esse universo da Dota.
No entanto, relativamente poucas coisas aconteceram de fato, em se tratando de publicações (embora não de criações), o que é lamentável. xD
Mas incrivelmente, continuo absorvido pelo desenvolvimento desse troço, sem ter pulado para outro universo e outros personagens que dão na telha de vez em quando. De modo que optei, subitamente durante as últimas 72h de Natal (ou algo assim), por uma nova - e de certa forma, inesperada - solução criativa; ou linguagem artística:
Isso significa que a partir disso tudo, resolvi que devo me tornar, também, e prioritariamente, escritor. xD E mais particularmente, não escritor de uma literatura tradicional, mas de uma forma relativamente "leve" e contemporânea de literatura (seja lá o que isso significa) de Fantasia e Ficção Científica, em algo mais ou menos impulsionado pelo conceito geral desse gênero japonês que é o de Light Novel, entre outras coisas.
NA REALIDADE, eu já vinha considerando recentemente a possibilidade de escrever obras de texto com ilustrações acompanhando páginas, mas tudo que faltava era um desenlace com chave de ouro, tomando conhecimento mais nítido dessas formas dinâmicas e talvez ousadas de literatura contemporânea (ex: light novel); o que parece ter fechado mais-do-que-perfeito com a pista nebulosa que eu vinha cogitando (o que pode ser o caso de milhares de autores pelo mundo também; então não deve ser a toa que tal solução foi desconstruída e reconstruída num país precisamente como o Japão).
E é engraçado, porque eu sempre fiz questão de descartar, em praticamente toda minha trajetória criativa, a idéia de escrever livros, depois que me envolvi seja com Quadrinhos ou Cinema de Animação. Então, a "Literatura Light", provavelmente, faz mais uma vítima. xD
Resolvi então pesquisar e desenvolver um modelo de arte editorial para impressão de pequeno livro de Fantasia, o que gerou esse teste, na imagem abaixo:
|
|
|
Dota
Dec 28, 2012 22:10:28 GMT -5
Post by JP Vilela on Dec 28, 2012 22:10:28 GMT -5
Estiloso, vai ter ilustrações? xD
|
|
|
Dota
Dec 28, 2012 22:58:41 GMT -5
Post by moonlance on Dec 28, 2012 22:58:41 GMT -5
Estiloso, vai ter ilustrações? xD Claro! xD A capa vai ser colorida e não poderá não ser bárbara! xDDD Acho que vai ser viável inclusive imprimir ilustrações coloridas na parte de dentro; isso ainda hei de estudar mais. Mas acho que haverá, no miolo, 1 ilustração pra cada cena mais importante da história; ou algo assim; desse modo, penso que para cada 100 páginas de texto deveria talvez ter, no máximo, umas 10 ilustrações... Só que vou ter que me puxar... porque detesto ilustrar...! Felizmente, eu posso deixar essa etapa de ilustração lá pro final, quando eu tiver todo o texto pronto e estiver mais tranquilo. Mas eu até não descarto contratar um ilustrador freelancer... xD Mas o problema principal seria alguém se prestar realmente a realizar imagens num estilo alheio. Obrigado por comentar, Vilela.
|
|
|
Dota
Dec 29, 2012 13:36:38 GMT -5
Post by JP Vilela on Dec 29, 2012 13:36:38 GMT -5
Entendo, acho interessante a quantidade de ilustrações/páginas de texto. Tanto coloridas quanto em preto e branco mesmo. Gosto de ver figuras em livros, pena que muita gente acha isso coisa de criança. xD
|
|
|
Dota
Dec 29, 2012 14:39:53 GMT -5
Post by moonlance on Dec 29, 2012 14:39:53 GMT -5
Entendo, acho interessante a quantidade de ilustrações/páginas de texto. Tanto coloridas quanto em preto e branco mesmo. Gosto de ver figuras em livros, pena que muita gente acha isso coisa de criança. xD Pois é! Acho que, se bem concebidas, as ilustrações podem enriquecer muito a leitura em vez de emprobrecê-la. Também acho fascinante imagens acompanhando texto, especialmente se vêm diretamente da mente criativa do desenhista, se distanciando mais da "cópia fiel" daquilo que está no texto do que se aproximando; e ainda assim ficando impressionante.
|
|
|
Dota
Feb 13, 2013 6:50:50 GMT -5
Post by moonlance on Feb 13, 2013 6:50:50 GMT -5
BLOG: Chevalier Dota
*** Criei um blog para postar todas as aventuras que eu vier a desenvolver do universo da Dota na forma de "Literatura Leve" (semelhante a Light Novels). chevalierdota.blogspot.com.br/Espero que a interface do blog esteja à altura de uma leitura online... xD Por enquanto, tem ali o princípio de uma história 'isolada' da Dota que pretendo retomar, mais como experimentação literária (pois não tenho o hábito de escrever esse tipo de história; e nem sei se vou adquirir!). Estou também tentando descobrir se é melhor postar capítulos inteiros de uma vez só, ou subdividir os capítulos em posts menores (mais ou menos a divisão em partes que o Vilela fez com o Projeto Rune). Alguém tem alguma sugestão nesse sentido? Por último, pretendo também usar esse blog pra postar meus episódios (ainda inexistentes) de animatic-animations da Dota na medida do possível (tenho um outro Opening doido em mente que ajudaria MUITO). Então, a idéia é que no final seja um blog meio multimídia do universo (literatura, ilustração, animação). Estamos abertos a críticas, sugestões, comentários... sobre todo o esquema. xD PS: Precisei de diversas horas fuçando pra conseguir aprender alguma coisa de realmente útil no esquema de formatação do Blogger. xD Não é coisa de outro mundo, mas se alguém tiver alguma dúvida pode me perguntar; mas achei a ferramenta muito boa no geral, além de gratuita é claro. PS2: Com o blog, aquela idéia de livro impresso não ficou absolutamente obsoleta, mas seria com certeza um gasto significativamente maior em tempo e energia (sem falar do gasto em dinheiro, mesmo sendo uma meia-dúzia de impressões); então não seria nada prático.
|
|
|
Dota
Mar 3, 2013 5:04:38 GMT -5
Post by moonlance on Mar 3, 2013 5:04:38 GMT -5
Uma breve atualização no blog (que tem andado muito devagar xD); chevalierdota.blogspot.com.br/Agora sim, se alguém quiser comentar algo sobre a história (ou pelo menos, o que existe dela); estamos prestando atenção. xD
|
|