cah
New Member
|
Post by cah on Oct 13, 2012 22:36:51 GMT -5
AH!!!! É com muito orgulho que venho aqui finalmente divulgar o link do site oficial da minha HQ Dragon Tales!!!! Além de todas as informações sobre o universo no geral deste projeto e outras mais, também é possível ler online o primeiro capítulo desta história!!!! Visitem!!!!! www.camila-cah.com/Dragon_Tales/
|
|
nyoh
Junior Member
|
Post by nyoh on Oct 15, 2012 17:31:08 GMT -5
Eu gostei da ideia proposta por você neste novo projeto Cah Alem da Artefinal que vejo, continua firme e aprimorando assim como as cores tradicionais =u= Aquarela, o vicio! -q Ainda puxo sua orelha com relação aos corpos, porque dependendo do movimento e comprimento que usa, surte a impressao de "bonecos" ;---; Desculpa ser uma chata no lance de vamos melhorar a anatomia. ;-; Tem algumas coisas que gostaria de relevar com você na questão de apresentar certos detalhes ou tempo de pausa para dentro de um cenario e o personagem em questão, mas como conheço a parte da "correria", acredito que daria duas vezes mais trabalho se isso fosse estipulado na forma que acabei desdobrando no meu cerebro o__o [Meu deus estou falando de uma forma diferente! ME BATA! -Q] No mais, ainda estou tentando compreender o Mundo deles em 100%. Atual e fantasia/outra dimensão [Mundo dos dragoes mood on -q] Fatos que a Cah posteriormente colocara =u= O começo sempre é chato pela questao de apresentação do mundo comum e os personagens >< Outro ponto é os seus baloes, quebra de fala, quebra de contexto Se quiser posso dizer em private do q vi tbm >< [Acredito que se deixar aqui vai ser um giga texto -n] Brigada pela apresentaçao de mocinho novo e moça! *u* Quero originalidade e pegação -N Eu espero mais coisas, saber sobre o ocorrido com a familia da Liz e o Hazi tbm u.u Essa avó deve ser uma dragona secxy -Q Qualquer coisa a disposição e no aguardo do cap 2 /o/ :hug:
|
|
|
Post by yumi moony on Oct 15, 2012 17:51:50 GMT -5
Aeeeeew li ontem antes de dormir XD
vou ver se comento com calma e te mando por e-mail depois, cah! *to fazendo hora na faculdade e esse teclado n eh mto bom com acentuacao XD*
mas no geral eu gostei do cap! dragoes sao mto legais hohoho e a eliza eh uma fofa! *O*
|
|
cah
New Member
|
Post by cah on Oct 15, 2012 20:17:20 GMT -5
Ahhh!!! Obrigada pelo comment Nyoh e Yumi!! Se quiserem me passar uma análise maior por e-mail (mila.c.p@uol.com.br) não tem problemas!! ^_^- Vou ficar feliz em ler!
Então Nyoh, é como eu tinha comentado, além da correria e tudo o mais, ainda tenho muito o que aprender! xD Mas é fazendo que se aprende neah?! Se não errar não tem como saber o certo, fico feliz em ter recebido sua análise!! =3 Os próximos capítulos poderei fazer com muito mais calma e creio que poderei me dedicar melhor aos meus pontos fracos!
Com relação ao roteiro, ele ainda está bem no início, nesta primeira parte me foquei bastante em mostrar os personagens, o segundo capítulo será focado em mostrar o universo mágico. Acho que é normal para um começo.
Enfim, de qualquer forma obrigada de novo!!! ^^-
|
|
nyoh
Junior Member
|
Post by nyoh on Oct 15, 2012 21:42:37 GMT -5
Yeah :3 Pode deixar. O que eu faço tbm é um inferno .____. [Mas é uma coisa que vi necessariamente depois de algumas pauladarias ] Entao vai pela questão do fazer e para compreender/conhecer mais o mundo/habitat -q =u= Brigada Cah :3 Qro ver os proximos /o/ [E se liberar vendas impressas me avise, eu pago u.u]
|
|
cah
New Member
|
Post by cah on Oct 16, 2012 8:48:11 GMT -5
Então Nyoh, ainda não sei bem como fazer com o lance dos impressos, quero fazer sim, mas ainda não tenho bem uma previsão.
Eu gostaria de participar de algum evento e tudo o mais, mas não na área do fanzine EXPO, sabe? Sei-la, gostaria de elevar o LVL da coisa... Queria ver se rolava mandar algumas propostas de estande pra Yamato pra conseguir descontos e fazer algo realmente bacana, mas pra isso preciso reunir pessoas. Acho que vou tentar correr atrás disso depois da defesa do meu TCC, que vai ser dia 14 de novembro. Se der certo talvez consiga algo legal agora pra Dreans já.
|
|
|
Post by yumi moony on Oct 16, 2012 16:49:39 GMT -5
Então Cah eu tava pensando sobre esse lance dos estandes quando vc mencionou no encontro.
O que daria pra ver com a yamato é pedir estande em troca de oficinas e palestras e ver se rola conseguir desconto e talz. Se não me engano na rio comicon funcionava assim e o povo do ZM tava querendo organizar um estande, pena que não vai ter pra esse ano >_>
|
|
nyoh
Junior Member
|
Post by nyoh on Oct 17, 2012 11:32:03 GMT -5
Quando tiver uma previsão pode me avisar :3 eu compro Muahhahhaaahahaahhahahahahahah!!! E qro assinatura + Dedicatória "Com amor para minha querida Nyoh -q" Yeah, eu pretendo ver certinho o bolso antes de qualquer tomada de decisão. Se fosse o esquema de workshops e afins, seria interessante pelo menos um fornecimento para a redução e ajuda em maior escala Sofremos com vários problemas, mas nos viramos na medida. A questão vai ser o povo largar mão de reclamar e aceitar o que pode ser negociado -.- Questão de pensar no grande =u= -Q
|
|
cah
New Member
|
Post by cah on Oct 22, 2012 12:45:07 GMT -5
Concordo Nyh! É como a gente tinha conversado, acho que falta muito ainda um senso empreendedor na maioria dos fanzineiros! Falando em fanzineiros, gostei muito da ideia do Ky, de pararmos de chamar por fanzines as nossas produções e começar a dizer Graphic Novel! Isso pode mesmo elevar o LVL da coisa! ^^-
|
|
|
Post by moonlance on Oct 22, 2012 18:21:30 GMT -5
É, bem, cah,
efetivamente, parece haver bastante esforço em cima do seu projeto; ainda que o conceito geral pareça pouco relevante em termos do universo mais amplo de Quadrinhos (isto é, vendo de um determinado ponto de vista). Por outro lado, do ponto de vista do não-atual conceito de "mangá nacional" (que sempre foi muito debatido por sinal), o seu projeto parece interessante e até então parece ter uma boa trajetória.
Vou ler o primeiro capítulo para poder comentar algo mais significativo. Frequentemente, é legal ver quando determinados indivíduos se dispõem a realizar trabalhos desafiantes. Aprecio a sua motivação autoral e artística, indiferentemente do conteúdo apresentado... xD
|
|
cah
New Member
|
Post by cah on Oct 23, 2012 15:07:15 GMT -5
Muito obrigada pelo comment Moonlance!
Ah!! Espero pelo seu comentário mais aprofundado, se quiser pode me enviar por e-mail: mila.c.p@uol.com.br
Acho que só a primeira parte do que você me disse não consegui compreender direito:
"ainda que o conceito geral pareça pouco relevante em termos do universo mais amplo de Quadrinhos (isto é, vendo de um determinado ponto de vista). Por outro lado, do ponto de vista do não-atual conceito de "mangá nacional" (que sempre foi muito debatido por sinal), o seu projeto parece interessante e até então parece ter uma boa trajetória."
Se vc poder me explicar isso mais aprofundadamente ficaria muito feliz! Qualquer informação que pode ajudar a melhorar meu trabalho é sempre bem vinda! ^^-
Novamente agradeço o comment!!
|
|
|
Post by moonlance on Oct 23, 2012 16:47:03 GMT -5
Cah, penso que seria mais adequado eu tentar responder a sua dúvida após eu ter lido alguma coisa do seu Dragon Tales. xD
|
|
cah
New Member
|
Post by cah on Oct 23, 2012 19:04:21 GMT -5
Ahaha! Sem problemas!! ^_^-
|
|
|
Post by moonlance on Dec 22, 2012 16:14:33 GMT -5
cah,
li o primeiro capítulo de Dragon Tales. E agora tenho condições de analisar em mais detalhes.
O que vou dividir em tópicos.
GRAFISMO:
Os desenhos em si estão muito bons, considerando também a arte-final.
Apesar de seu Desenho ainda ter diversas lacunas (proporções às vezes parecendo destoar do estilo em geral: braços longos demais parecem errados; perspectiva e representação espacial ainda a aprofundar em realismo: vista panorâmica principalmente), considero que você domina o suficiente pra poder contar histórias no gênero mangá, já que inclusive muitos autores famosos nipônicos não são ou não foram tão caprichosos; embora sua ainda marcante dificuldade com os movimentos no Desenho de Figura Humana limitando a expressão corporal dos personagens prejudique a própria narrativa do mangá, se você trabalhasse com mais consciência a composição dos quadros (e das próprias páginas), você conseguiria mitigar os efeitos negativos de sua atual deficiência aproveitando-se do equilíbrio e desequilíbrio em quadros e em páginas; e é o que muitos autores de HQ costumam fazer: se eles têm deficiências em aspectos do Desenho (ex: Desenho de Figura Humana) eles conseguem compensar isso usando-se de boas composições imagéticas, de modo a direcionar a leitura visual evitando trechos confusos na leitura dos quadros e nas páginas.
Outro problema em relação ao visual, é o grafismo dos personagens ser muito similar (rosto, penteados...). Mesmo no gênero mangá (que frequentemente tem "rostos com a mesma cara"), é interessante evitar isso. No caso desse primeiro capítulo de Dragon Tales, o que eu observei é que a única personagem que tem um cabelo realmente mais distinto é a Kassandra. Todos os outros (inclusive a personagem principal!) têm aquelas franjas de cabelos espetados, quase idênticas; isso me parece bastante inadequado para o desenvolvimento de personagens mais marcantes.
Mas de grafismo creio que é isso; acho que está bom o bastante, porém na realidade você poderia realmente aprender o que é composição e se esforçar um pouco mais no character design (no que se refere a marcos visuais entre os personagens, particularmente cabelos, que é algo muito importante em mangás).
HISTÓRIA, ROTEIRO, TRAMA, PERSONAGENS:
O ritmo da trama parece estar muito lento para uma história de ação e de aventura (o começo parece que nunca começa!), e, principalmente, a qualidade do humor (considerando-se que você estivesse buscando colocar humor na história) é, lamentavelmente muito baixa; você parece desperdiçar todas as ocasiões para fazer humor (ou mesmo algum cômico modesto se não quiser pensar muito!), e assim, você torna a trama inicial "destemperada".
E humor não pode ser simplesmente visto como algo relativo de pessoa pra pessoa, caso fosse, indiscutíveis mestres do humor no mundo (ex: Chaplin), não fariam sentido algum em nossa cultura. No universo dos mangás e animes, também acredito que existem mestres do humor (muito embora o humor desse universo seja, frequentemente, formatado quando existe; a evidência disso é que podemos citar ínumeros motifs recorrentes em centenas ou até milhares de obras conhecidas desse gênero); embora acho que não seja algo atual, a Rumiko Takahashi é reconhecida como uma mestra do humor; mas há inúmeros outros exemplos que poderiam ser citados e de preferência não por mim que tenho mais familiaridade com os "antigos". E então eu pergunto: que tipo de referências de humor (ou cômico) de qualidade você está se baseando? Reinventar a roda, mesmo em universos artísticos, é algo extremamente difícil.
Quanto aos personagens, obviamente vi pouco ainda a respeito. Mas acho que, mesmo com um visual mais diferenciado entre eles (exceto os gêmeos, claro), ainda assim, eles estariam muito parecidos psicologicamente, as reações deles a todo tipo de coisa. Os personagens podem ser entendidos como peças fundamentais de um enredo e que levam a história adiante, tecendo a trama; eu me pergunto: que tipo de trama você pretende tecer, com personagens que (a primeira vista) parecem muito parecidos (psicologicamente)?
Outra observação: no início da história, acho que a heroína descreve psicologicamente o seu melhor amigo. Acho que isso é (bastante) incabível. Por que você ao invés disso você não deixa que a história mesmo conte como ele é, deixando que os leitores descubram por si mesmos? Garanto que é muito mais interessante.
CONCLUSÕES:
Considero que a parte do Desenho está relativamente boa (exceto a composição, que é algo crítico!). Já, no que tange o desenvolvimento da história e os personagens, penso que haveria muito ainda o que se trabalhar e aprofundar em termos de conceitos fundamentais. Pois, segundo uma certa noção cinematográfica hollywoodiana do que ser um bom roteiro, muitas vezes indiferentemente do público almejado em geral, tem que ser algo marcante, cativante. Em mangás, a lógica é muito similar.
|
|
cah
New Member
|
Post by cah on Dec 23, 2012 8:47:05 GMT -5
Obrigada pelo comentário Moonlance! Vou ver o que posso fazer a respeito disso...
Pra ser sincera não concordo muito com seu ponto de vista com relação ao roteiro, personagens (psicológicamente falando) história, etc, não vejo motivos para alterar esta parte de forma drástica, acho que é meio cedo para ter essas conclusões, afinal foram apenas as primeira 30 pgs, 1 capítulo. Vou continuar produzindo conforme o roteiro que tenho.
Com relação ás ilustrações, sei bem meus problemas com diagramação, anatomia, perspectiva, etc, estou estudando para melhorar mais estes conceitos e creio que o próximo capítulo estará mais evoluído no que diz respeito a isso, ou pelo menos tentarei melhorar.
Não sou perfeita com quadrinhos e tenho muito ainda o que evoluir, obrigada pelos toques, alguns vou levar muito em conta, outros devo admitir que não levarei, mas acho que é assim, não dá pra concordar com o que todo mundo diz se não, ai sim que seu trabalho não vai fazer sentido nenhum.
Enfim, agradeço pelo Review!
|
|