|
Post by moonlance on Jan 20, 2012 11:32:09 GMT -5
rough inútil feito à caneta hidrocor sem esboço, mas que nem sequer é um treinamento de design ou de posing; é só pra eu me lembrar que ela existe, a Dota. xD Obviamente, pretendo começar a postar roughs de verdade aqui ao longo do tempo. E não sei se vou dar conta do recado da qualidade. xD Mas eu resolvi que quero me aperfeiçoar mais em desenho à lápis (além de tirar a ferrugem). Praticando novamente de tudo: paisagens, cenários, luz e sombra, texturas, criaturas, composições, natureza morta, personagens e assim por diante. Fotos de referência, desenhos à lápis com soluções de mestres e inspiração deverão ser fundamentais para isso.
|
|
|
Post by Bia-chan on Jan 20, 2012 14:10:21 GMT -5
hsuahushauahsuahsuahu a dota é muito fofa >w< estarei esperando mais rascunhos o/
|
|
volk
New Member
"Freedom over Opression!"
|
Post by volk on Jan 20, 2012 15:44:26 GMT -5
Sempre que eu vejo um rascunho da dota, eu sempre acabo pensando em Warcraft 3 XD anyway, estarei esperando mais rascunhos o/ [2] aliás, pra um rascunho fake, tá muito maneiro sempre achei foda o seu traço, que é muito original.
|
|
|
Post by moonlance on Jan 20, 2012 17:12:32 GMT -5
Sempre que eu vejo um rascunho da dota, eu sempre acabo pensando em Warcraft 3 XD anyway, estarei esperando mais rascunhos o/ [2] aliás, pra um rascunho fake, tá muito maneiro sempre achei foda o seu traço, que é muito original. Pois é! xD~ Eu também jogava DotA nessa bagaça. Acho que reforçou a escolha do nome. xD Mas Dota como nome próprio também parece que pode ser relativamente comum, em todo o caso, eu lembro que no anime cult Bakuretsu Hunter, tinha uma fadinha que se chamava Dotta-chan. O fato é que eu acho que soa bem. xD Maldito Warcraft III xD Obrigado, agora estou voltando a treinar sério; porque é divertido fazer rough, e também porque vai me ser fundamental nas minhas histórias de agora em diante.
|
|
|
Post by moonlance on Jan 20, 2012 17:19:13 GMT -5
Abaixo estou postando uma série de rascunhos [16 ao todo] feitos hoje rapidamente, da Dota.
Mas na verdade, TODAS as poses desta série não são minhas, estou puxando o conceito visual direto de outras imagens de outros artistas (desenhos, ilustrações, esculturas, fotografias...). Às vezes até as roupas e/ou o cabelo eu alterei na Dota, o que acabou sendo uma boa idéia pra treinar.
Frequentemente nas imagens abaixo as proporções estão incoerentes com o meu estilo. Copiar uma pose +/- fielmente e modificar as proporções eu considero desafiante, mas com o tempo vou solucionando isso com uma mão nas costas. Mas aqui saiu muito lixo nesse sentido das reais proporções da Dota. xD
Também, desculpem se não fiz nenhuma seleção de material.
|
|
|
Post by moonlance on Jan 20, 2012 17:57:02 GMT -5
E esse é um rough original meu que acabo de fazer, depois de todos essas cópias baratas desenfreadas xD
|
|
|
Post by SilaCinnamon on Jan 20, 2012 18:43:06 GMT -5
Adorei sua personagem, como ela é bonitinha! xD
E eu não chamaria de cópia barata, não vejo nada de errado em usar modelos, principalmente sendo só pra treinar :3
|
|
|
Post by moonlance on Jan 20, 2012 19:00:06 GMT -5
Adorei sua personagem, como ela é bonitinha! xD xDDD~ E eu não chamaria de cópia barata, não vejo nada de errado em usar modelos, principalmente sendo só pra treinar :3 Mas não é por serem cópias para treino que as estou chamando de "baratas", é porque eu estou BASTANTE insatisfeito com a maior parte delas!! xD~ Mas com certeza, minha frase estava ambígua, então você não tem culpa de ter interpretado da outra forma. Espero que na próxima leva de cópias eu faça melhor. Mas obrigado por comentar, e ressaltar que copiar é também um dos métodos mais valiosos em Desenho, coisa com o que concordo fundamentalmente.
|
|
|
Post by Bia-chan on Jan 21, 2012 5:31:09 GMT -5
sim sim mas ficaram bem legais talves pela sua experiencia seu traço seja muito solto e isso se encaixa muito bem com esses rascunhos^^
eu tbm gosto muito da dota XD acho ela muito fofa @w@ well /o/ mais desenhosss @3@
|
|
|
Post by moonlance on Jan 21, 2012 12:33:57 GMT -5
Obrigado, Bia-chan xD Mais rascunhos [5] da Dota com poses e indumentárias copiadas de outras imagens. Feitos hoje. Levei um pouco mais de tempo pra realizar estes. Por um lado, estava tentando manter melhor as proporções da Dotinha x3, e por outro, tentava pegar mais os detalhes da indumentária.
|
|
|
Post by moonlance on Jan 21, 2012 13:44:47 GMT -5
E agora os meus roughs originais de hoje. xD Estou usando um lápis 4B com ponta bem gasta e arredondada, por informação.Nesse estilo, o mais complicado pra mim é o design da cabeça, ou melhor, do rosto, porque os elementos faciais desse cartoon não foram planejados pra ser tridimensionais. Acho que preciso revisar algumas técnicas chatas ainda, para poder realmente ficar confortável em poder fazer qualquer pose, sob qualquer ângulo de câmera, sob qualquer deformação de perspectiva. Mas por enquanto parece que está indo, pelo menos, funcionalmente. Até consegui desenhar uma pose original de cabeça pra baixo no canto superior direito dessa segunda página. xD
|
|
|
Post by luke on Jan 21, 2012 20:40:57 GMT -5
Lembro de você. Gosto muito dessa personagem (é, ela é fofinha) e de seus deseinhos. Gosto do formato do rosto delas :3
Vejo que você fala bastante de design, estilo, poses... isso é o que mais se destaca em você, acho que deveria direcionar-se mais para a arte final agora. XD
Só achava que você era do sexo feminino. o 3 o
|
|
|
Post by moonlance on Jan 23, 2012 17:25:45 GMT -5
Lembro de você. Gosto muito dessa personagem (é, ela é fofinha) e de seus deseinhos. Gosto do formato do rosto delas :3 Vejo que você fala bastante de design, estilo, poses... isso é o que mais se destaca em você, acho que deveria direcionar-se mais para a arte final agora. XD Só achava que você era do sexo feminino. o 3 o xD Eu acho que não é à toa a confusão: Porque quando eu vou pesquisar no Deviant Art por estilos cartoons e cutes que me agradam e me inspiram, continuo observando que encontro geralmente algo como 90% de artistas do sexo feminino. xDDD Já, sobre arte-final: Acontece que nos últimos tempos, resolvi nunca mais arte-finalizar nada na vida (salvo pedidos de amigos ou alguma encomenda ocasional). Não obstante, é lógico que como a maioria dos artistas aqui imagino, também aprendi elementos clássicos de arte-final. Mas a arte-final (qualquer técnica que seja) é algo muito "repetitivo" pra mim e não combina com meus projetos hoje restritivamente autorais. Não quer dizer que eu também não aprecie desenhos e traços limpos. Até pelo contrário. Gosto bastante de nanquim e linhas uniformes tipo as arte-finais de animes, gravuras clássicas, e alguns casos vetoriais. Mas fazer é outra história!!! xD O que sobra então, pra mim, é dominar tão bem o traço que as linhas já de cara saiam com aspecto de arte-final. Em parte, eu tento fazer isso. E com recursos digitais hoje, tipo mesa digitalizadora e o Ctrl+Z, dá pra ir ainda mais longe. Depois eu tento mostrar isso tb. Obrigado por comentar.
|
|
jazz
New Member
|
Post by jazz on Jan 30, 2012 21:05:22 GMT -5
Moonlance, eu adoro rascunhos, principalmente se são os SEUS rascunhos. Essas primeiras fazes do desenho são muito importantes para mim, e sinceramente, se abolissem a arte final do mundo, eu não ligaria, geralmente acho os rascunhos de um artistas tão bonitos quanto a peça final. Esse é o momento em que se bate o olho no trabalho de alguém e dá para saber se a pessoa sabe desenhar/pensar, e eu não preciso pensar duas vezes quando digo: Você sabe o que está fazendo. Mas mesmo assim eu continuo um pouco incomodado com sua atitude para com os outros, as vezes eu temo que isso possa te impedir de crescer como artista, você parece estar empenhado em melhorar em todos os aspectos, se submetendo a votar para o básico, mas mesmo assim parece evitar essa relação artista/público...
Bem, vou continuar a acompanhar seu trabalho, e se quiser fazer um collab qualquer dia desses, estou à sua disposição.
|
|
|
Post by moonlance on Feb 1, 2012 21:54:40 GMT -5
Moonlance, eu adoro rascunhos, principalmente se são os SEUS rascunhos. Essas primeiras fazes do desenho são muito importantes para mim, e sinceramente, se abolissem a arte final do mundo, eu não ligaria, geralmente acho os rascunhos de um artistas tão bonitos quanto a peça final. Esse é o momento em que se bate o olho no trabalho de alguém e dá para saber se a pessoa sabe desenhar/pensar, e eu não preciso pensar duas vezes quando digo: Você sabe o que está fazendo. Mas mesmo assim eu continuo um pouco incomodado com sua atitude para com os outros, as vezes eu temo que isso possa te impedir de crescer como artista, você parece estar empenhado em melhorar em todos os aspectos, se submetendo a votar para o básico, mas mesmo assim parece evitar essa relação artista/público... Bem, vou continuar a acompanhar seu trabalho, e se quiser fazer um collab qualquer dia desses, estou à sua disposição. jazz, que bom que voltou por aqui. Não preciso dizer pra você o quão gosto de trabalhos à grafite, especialmente rascunhos. Sei também que existem muitos estilos diferentes de se realizar desenhos à grafite, e que o meu é apenas uma das mil e uma abordagens possíveis. Mas fico contente que é uma abordagem apreciável segundo alguns além de mim, por mais caótica, despojada e casual que seja. Bem, você colocou uma questão para a qual eu atualmente não tenho uma resposta clara: essa questão da relação autor-público. Uma das coisas que eu tenho defendido, é que o autor/artista, especialmente graças à Internet de hoje, tem que parar de trabalhar para satisfazer os outros e tem que trabalhar para satisfazer a si próprio. Essa acho que se tornou a minha regra número 1. Agora, trabalhar para si próprio em primeiro lugar NÃO SIGNIFICA, automaticamente, considerar que todo e qualquer comentário externo seja desprezível. A gente estaria lidando então com um caso, quase patológico, de "xenofobia artístico-autoral". xD Talvez fosse o caso? Eu não sei dizer ao certo. xD
|
|